quarta-feira, 31 de março de 2010

Álbum da Via Sacra de Theodoro De Bona



Os quadros da Via Sacra pintados pelo meu tio Theodoro, que se encontram na igreja Matriz de Morretes, estão colocados a uma altura que dificulta a sua reprodução, por isso a diversidade de formato das fotos.



Clique no link abaixo para visualizar todas as fotos da Via Sacra:




quarta-feira, 17 de março de 2010

Palavras simples por MLB

O título deste escripto não é um plagio da ephigtaphe do artigo que o intellectual conterrâneo, snr. Aguilar Moraes, escreveu no primeiro numero do Éco. Emprego-o porque na verdade é com palavras simples e despretenciosas que pretendo desenvolver o assumpto de que vou tratar sobre aquillo que sempre considerei uma das mais importantes cousas do mundo moderno: o esporte.
Secretariando a extincta Liga Desportiva Morretense e occupando actualmente idêntico cargo no Operário F. Club, dispo-me de toda a modéstia e afirmo que sou um profundo conhecedor do que é Morretes, esportivamente falando. O Éco, em seu número 11, já disse-o porque da decadência do esporte em Morretes, cujo artigo, attendendo a uma convocação deste jornal coube-me escrever.
Ennumerei naquelle modesto escripto todos os motivos que impedem o desenvolvimento do esporte em Morretes, motivos esses originados pelo maior de todos, ou seja, o da pouca attenção que dispensa ao esporte o povo Morretense, no esquecimento de que são esses exercícios o factor principal do aperfeiçoamento physico de uma raça. Entretanto, obstei-me de aproveitar aquella oportunidade para exteriorisar ao público o que há muito tempo venho notando. Refiro-me a desconsideração com que são tratados, quando trata-se do esporte,as pessoas que abenegadamente trabalham por elle. É commum ouvir-se, como indirectamente eu tenho ouvido, numa phrase assim: esporte é p’ra gente á toa. Ora, imaginem os leitores o desanimo que se apossa da gente ao receber pela lata uma palavrinha dessas.
Esquecendo todos esses dissabores e visando unicamente o progresso de minha terra, prosseguirei trabalhando pela nobre causa. Assim, por estas colunnas, lanço um apelo aos bondosos conterrâneos, pedindo-lhes encarecidamente que d’óra avante procurem auxiliar todos aquelles que se esforçam pelo futebol, natação e basket-ball em nossa cidade e dentro de pouco tempo, estou certo, colherão os fructos desse trabalho, que se resume apenas em apoial-os moral e materialmente.
Publicado no livro Tenho dito, p.177.

Na leitura deste artigo uma frase chama a atenção – são os exercícios físicos o fator principal do aperfeiçoamento de uma raça... Meu pai escreveu esta matéria para o jornal Éco, em 1933, aos 19 anos! Hoje ele estaria com 96 anos e ficaria feliz com a conscientização da importância do esporte, que se disseminou pelos quatro cantos do mundo, e com todas as novidades que surgiram nestes 67 anos. As academias de ginástica, sempre lotadas, estão aparelhadas com modernos equipamentos e contam com professores capacitados que indicam e acompanham a prática dos exercícios. Nos parques, ciclovias e até nas ruas as pessoas se exercitam, por necessidade ou mesmo por modismo. São inúmeras as escolinhas de futebol, natação, vôlei, tênis e outras, enfim a piazada também está aprendendo o que é bom!

Operário Futebol Clube de Morretes - 1945

Nhundiaquara Tênis Clube de Morretes - 1939