terça-feira, 27 de abril de 2010

Aniversário natalício de Marcos De Bona

Olguinha e Marquinhos comemorando o 68ºaniversário dele.

Hoje dia 29 de abril meu pai completaria 96 anos!
Em julho de 1934 ele escreveu uma carta ao tio Theodoro, que estava na Itália, onde contou muita coisa sobre a família, a cidade e até sobre o país, e no final acrescentou: não falarei da minha pessoa porque continuo no mesmo jeitinho. Sem um grande ideal a vencer a minha vida resume-se nisto - ser feliz. Consegui-lo-ei? Tenho muita esperança. Com a disposição para o trabalho e saúde, como até agora graças a Deus tenho tido, com certeza alcançarei o almejado. Na vida é assim ou a gente se sacrifica por um grande final, para a fortuna, para a glória, ou vive-se no anonimato, esquecido de todos, num mundo bem pequeno, só de si. De toda forma pode-se ser feliz. Eu tenho sido assim – trabalho, divirto-me, procuro ser correto e, sem ambição do dinheiro faço a economia que posso, sem prejuízo da minha comodidade e decência. Esta é a minha diretriz.


Esta diretriz traçada aos 20 anos de idade ele seguiu pela vida afora. Como todos que passam por este mundo teve desgostos, dores e decepções, mas soube enfrentá-los e sempre era visto alegre, sorridente, caridoso, amoroso com todos que o cercavam.


Ao completar 68 anos já estava doente, dias depois foi hospitalizado e faleceu em 16 de junho de 1982. Ficou na memória de todos a sua inesquecível figura que tanto bem semeou à sua passagem.



terça-feira, 20 de abril de 2010

O Pico do Marumbi









*O MARUMBI

O Pico do Marumbi, que pertence ao municípo de Morretes, foi conquistado no dia 21 de agosto de 1879. Como o perfil do conjunto montanhoso é mais imponente visto do Porto de Cima – Morretes, foi de lá que partiram os conquistadores Joaquim Olympio de Miranda (líder), Bento Manoel de Leão, Antonio Silva e Antonio Messias. Esta caravana foi seguida de muitas outras no início do século XX, destacando-se aquela de 1901 da qual participou a primeira mulher a escalar o Marumbi, a senhorita Hercília Pinheiro Lima, de Antonina. Também foi notável a expedição de 1902, organizada por José Nogueira, da qual participaram Olympio Trombini, Bernardo Bittencourt e outros cidadãos morretenses.

A primeira missa
Em 15 de julho de 1934 o farmacêutico Roberto França (líder), Alfredo Malucelli, Alfredo Petersen, Nemésio Pereira, Eugênio Dal’ Stella, Juca França e outros organizaram uma escalada, com o fim de encimar uma cruz de ferro na montanha, e lá ser rezada a primeira missa. Isso foi realmente levado a efeito, pois seguia com a caravana o padre José Paladenzi.

O pintor e o poeta
O Marumbi tem sido cantado em prosa e verso e servido de motivo pitórico para os artistas do pincel. Theodoro De Bona tanto o admirava que chegava a acordar os irmãos para ver o sol chegar devagarinho, bater nos picos mais altos e descer inundando-o de luz. A diversidade de tons o fascinava. Pintou a montanha em 1921, aos 17 anos, e teve-a como inspiração pela vida afora.
Essa montanha foi para mim uma espécie de Montanha de Sainte Victoire foi para Cézanne.
O famoso pintor e cientista Frederico Lange de Morretes, de tão apaixonado pela beleza do Marumbi, manifestou em vida o desejo de ser sepultado no cemitério de Morretes, em posição vertical e fronteira com a montanha

O poeta Arlindo de Castro, já falecido, é autor destes vibrantes versos:

O Marumbi, senhores, é um altar!
Dir-se-ia, até, entre um milhão de flores,
Deus, aí, toda noite, vem rezar,
tendo, por castiçal, o firmamento;
e, por velas, o brilho das estrelas;
por orquestra, o vento
e a voz misteriosa da floresta!

*Artigo escrito por MLB, publicado na Gazeta do Povo, por ocasião do 1º centenário da conquista do Marumbi, em 21 de agosto de 1979.

domingo, 4 de abril de 2010

O/O Morretes, por Éric Joubert Hunziker


NMB - NAVIOS MERCANTES BRASILEIROS
- O/O MORRETES – PPKW –
Ore oil – MORRETES

D a t a s
Batimento de Quilha: 13 de abril de 1977
Lançamento: 28 de outubro de 1977
Incorporação: 5 de novembro de 1979

C a r a c t e r í s t i c a s
Nome : MORRETES
Prefixo: PPKW
IMO nr: 7505281
Estaleiro construtor: Verolme - Estaleiros Reunidos do Brasil S.A., Angra dos Reis, RJ, casco nr. B49.
Dimensões: 276,59 m de comprimento total; 265,01 m de comprimento entre perpendiculares; 43,54 m de boca; 16,12 m de calado; 24,01 m de pontal.
Deslocamento: aproximadamente 159.591 tons.
Porte Bruto: 133.752 tons.
Navio Leve: 25.839 tons.
Toneladas Brutas/Liquidas: 78.453 tons/40.907 tons.
Equipamentos para manuseio de carga: Paus de carga - 2 x 5 tons.
Tanques de Carga/Porões: 5 porões/tanques centrais + 15 tanques laterais - 164.975 m3 ou 1.037.658 barris.
Tomadas para carga: 4 x 16´.
Bombas de carga: 4 x 2.500 m3 per hpur max 12 Kgs pressure.
Motor Principal: 1 motor Sulzer de 10 cilindros tipo 10RND90 de 29.000 bhp de potência x 122 rpm.
Motores Auxiliares: 3 motores Villares B&W tipo 8S28-LH de 1.920 bhp cada x 720 rpm.
Raio de Ação: 22.000 milhas náuticas.
Velocidade: 16 nós.

H i s t ó r i c o
- O ore oil MORRETES foi à segunda unidade de uma série de seis encomendados pelo armador Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobrás/Frota Nacional de Petroleiros - Fronape em contrato assinado em 24 de fevereiro de 1975, para serem utilizados em rotas de longo curso, transportando minério em sua viagem de ida e petróleo em sua viagem de volta.
Seu nome foi dado em homenagem à cidade de Morretes, Estado do Paraná, sendo batizado pela Sra. Maria Aparecida Carvalho Belloti.

1993
9 de julho - Após sofrer pane nos geradores , encalhou no Canal de Suez, sentido SB próximo ao quilometro 32, quando em viagem de Dekhelia, Chipre, para o Terminal de Rabigh, Arábia Saudita em lastro. Após ser desencalhado e os reparos necessários, continuou a viagem no dia.

1998
- Abril - parte do fundeadouro de Fujairah, Emirados Árabes Unidos com destino ao Terminal Gebig, em Angra dos Reis, RJ chegando em 08 de maio, aonde após descarregar, desatraca e fundeia na região, aonde foi desativado e ficou aguardando seu destino.
- Julho - Em sua última viagem comercial, escala Tubarão no dia 8, procedente do Terminal Gebig, em Angra dos Reis, carregando minério de ferro, suspendendo dia 10, com destino a Al Jubail, Arábia Saudita, aonde chegou dia 8 de agosto, descarregando sua carga, suspendendo dia 12 de agosto, procedendo para o Bahrain, e depois fundeando no ancoradouro de Fujairah, Emirados Árabes Unidos, aguardando destino.
- Novembro - Vendido para demolição para Wirana Marine, de Bahamas por US$ 2,8 milhões, sendo o primeiro da classe 33 a ser vendido. No dia 21, parte de Fujairah com destino a Chittagong, Bangladesh.
- 2 de dezembro - Chegou a Barra de Chittagong, fundeando para aguardar maré favorável para abicagem.
No dia 27, abica, e é entregue para a empresa Ziri Subeder Steel & Re-Rolling Mils, sendo iniciada sua demolição no dia 30.

Esta coluna é dedicada ao primo Aluizio Cherobim que a partir do dia 12 passou a ser morretense de fato, pois de coração já era.

Éric Joubert Hunzicker é pesquisador histórico.
É Membro efetivo da Academia de Letras José de Alencar.