quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aniversário de Morretes - Parte IV - Casario antigo


Morretes fundada no século XVIII (1733) conserva muitas casas e igrejas em estilo colonial, algumas delas tombadas pelo Patrimônio Histórico Estadual.
Abaixo vocês podem admirar alguns exemplares deste estilo arquitetônico e outros mais recentes nas ruas da cidade.

Foto 01

Foto 02

Foto 03

Foto 04
No ano de 1880 estas duas casas hospedaram D. Pedro II e sua comitiva, 
quando se dirigiam ao litoral, onde o Imperador lançaria
a pedra fundamental da Estrada de Ferro Curitiba Paranaguá.


Foto 05
Nesta Casa viveu e morreu Antônio Vieira dos Santos,
autor da Memória Histórica, Cronológica, Topográfica e Descritiva,
da Villa de Morretes e do Porto Real, publicada em 1851.


Foto 06

Foto 07

Foto 08

Foto 09


Foto 10


Foto 11
 

Foto 12


Foto 13 - Igreja de São Sebastião


Foto 14 - Igreja de São Benedito



 Foto 15



sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aniversário de Morretes - Parte III - Discurso

Discurso proferido no dia 31 de outubro de 1949


Com a imponência dos morros altivos,
Que o embate dos anos não vence,
Eia, alerta! Troféus redivivos!
Eia, glórias do lar Morretense.

Ao entrarmos no dia de Morretes, sentimo-nos impulsionados a expandir nossa alegria, rendendo graças a Deus pela felicidade e prosperidade que desfrutamos hoje, resultado dos nobres e elevados sentimentos e capacidade de trabalho, dos seus amorosos filhos e dedicados amigos.
Comemoramos, neste momento, o ducentésimo décimo sexto aniversário do ato dos Oficiais da Câmara da Vila de Paranaguá, demarcando 300 braças de terra em nome de El Rei, no local em que residia o rendeiro João de Almeida.
Lembremos Nossa Senhora do Porto, sob a invocação da qual, por provisão do bispo de São Paulo, em 29 de abril de 1812, nossa terra foi elevada à categoria de freguesia.
Recordemos a data de 1º. de março de 1841 que elevou Morretes a vila, em seguida ao que, pela Lei nº. 188, de 24 de maio de 1869, fomos finalmente elevados à categoria de cidade.
Recordemos a fase áurea de Morretes, a sua contribuição para a Guerra do Paraguai, em que o Batalhão nº. 70, sob as ordens do Tenente Vaz Lobo, pagou com sangue o tributo do seu patriotismo, cumprindo assim os deveres de brasileiros. Volvamos nossas vistas para a opulência de 1880, os inúmeros engenhos de erva-mate, as minas de Penajoia, a vida social e literária, as tertúlias de Fernando Amaro, a presença do Morretense Manoel Alves de Araújo, como ministro do Império, a promoção de Frederico Ferreira de Oliveira, aqui nascido, para almirante da Esquadra Brasileira, o abade Escolástico de Faria, que teve a terra Nhundiaquarense como berço, e foi grande em sua vida de santo e de sábio. O aparecimento de O Povo, em sua campanha republicana, sob a direção do então esperançoso jovem Rocha Pombo, assistido pelo poeta de Sempre Vivas, José Moraes.
Voltemos nossos pensamentos para as lutas pela sobrevivência, logo que a estrada de ferro, por doloroso paradoxo, no afã de estender o progresso para o planalto, tirou da nossa terra a primazia da indústria e do comércio. Morretes decaiu, porém não esmoreceu. Seus filhos trabalharam, modificaram seus meios de subsistência, e eis que, após quarenta anos de pouco ou quase nenhum desenvolvimento trilhamos novamente a senda do progresso.

E o proclame o rumor do trabalho,
Semeador das searas eternas,
Como um cântico sacro do orvalho,
Despertando estas plagas maternas!

Morretes de hoje, não é somente berço de recordações felizes. Morretes de hoje é terra integrada no progresso do Paraná e do Brasil, progresso lento, mas por isso mesmo sólido. Desapareceram os engenhos de erva-mate, está inexplorada a Mina Penajoia, não são utilizados os sambaquis, mas temos a nova indústria do açúcar, a continuação das safras aguardenteiras, possuímos a indústria do papel, do papelão, das pastas mecânicas. Grandes lavouras. Comércio honesto e sólido. Temos vida própria.
No campo educacional um ginásio, além do bem disseminado ensino primário. No terreno da assistência social, somos amparados pelas organizações existentes. No que se refere à saúde, temos modernos Posto de Puericultura e Hospital Maternidade. É fato concreto o próximo calçamento da cidade e novo serviço de força e luz.
Aí está o progresso do momento. Eis como nos encontra o 31 de outubro de 1949. Um motivo de júbilo para todos nós.
A diretoria do Clube 7 de Setembro, nesta magna data, congratula-se com todos os associados e com o povo em geral, e renova seus propósitos de contribuir para o progresso de nossa terra com a conclusão, em meados do próximo ano, da nova sede do clube, empreendimento que está sendo possível graças à contribuição espontânea e animadora, de todo o quadro social.
Que o povo de Morretes, irmanado, sagre de vitória ao acesso, como cantou Silveira Netto, para nossa felicidade.

Tenho dito.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Aniversário de Morretes - Parte II - Fotos da área rural

Morretes é uma cidade privilegiada por suas belezas naturais. Quem não conhece ficaria encantado com as paisagens do Porto de Cima, Barreiros, Anhaia, Marumbi, América de Baixo, América de Cima, Sambaqui e outras. Hoje vou postar algumas fotos da área rural e aqueles que desejarem participar da enquete desta semana escolham uma foto, marquem na bolinha à esquerda da enquete e cliquem em VOTAR.
 

Foto 01 - Cachoeira

Foto 02 - Porto de Cima
       
Foto 03 - Agricultura
       
Foto 04 - Trilha
    
Foto 05 - Complexo Marumbi


Foto 06 - Salto dos Macacos
    
Foto 07 - Barreiros


Foto 08 - Gado bovino

Foto 09 - Criação de búfalos
   
Foto 10 - Igreja do Sambaqui

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Aniversário de Morretes

Outubro é o mês de aniversário de Morretes, sempre muito festejado. As comemorações começam logo pela manhã com parada escolar, belos desfiles de carros alegóricos e outras atividades sociais e esportivas por todo o dia.
Lembro do toque da alvorada, bem cedinho, e do baile no Clube 7 de Setembro que encerrava as festas com pompa e circunstância.
Morretes tão cantada em prosa e verso através dos tempos e retratada em tela por nossos célebres pintores artistas, e muitos outros que aqui vêm a procura de inspiração completará 277 anos no dia 31 de outubro.

Eleja uma, entre as várias fotos urbanas abaixo,  a mais bonita de Morretes na enquete ao lado:



fig. 01 - Ponte Velha


fig. 02 - Vista do Marumbi


 fig. 03 - Largo Lamenha Lins


fig.04 - Procissão de Corpus Christi


fig. 05 - Igreja Matriz


fig. 06 - Restaurante Casarão



fig. 07 - Restaurantes Ponte Velha e Madalozo


fig. 08 - Hotel Nhundiaquara

fig. 09 - Rio Nhundiaquara e Pico do Marumbi