quarta-feira, 18 de julho de 2012

Olimpíada de Londres - 2012



Logo oficial das Olimpíadas de Londres 2012


Os XXX Jogos Olímpicos  de 2012 serão realizados em Londres (Inglaterra), de 27 de julho a 12 de agosto, com a participação de 204 Comites Olímpicos Nacionais. Londres é a primeira cidade a sediar oficialmente os Jogos Olímpicos da Era Moderna por três vezes - as anteriores foram em 1908 e 1948.
A cerimônia de abertura ocorrerá no Estádio Olímpico de Londres e terá como lema "Live is one", (Viva como se fosse o único).


O estádio, com formato elíptico e 60 m de altura ocupa cerca de 160 mil m², tem capacidade para comportar 80 mil espectadores.

Um imenso parque olímpico foi construído na cidade para esta olimpíada, mas em diversos pontos de Londres foram montadas arenas e espaços para os jogos. O Hyde Park por exemplo, a maior área verde da capital inglesa, com 340 hectares, no coração da cidade, será o palco das provas de triatlo e ciclismo de rua. O gramado do Greenwich Park vai ganhar toneladas de areia e obstáculos para as competições equestres. O pátio do Horse Guard Parade, ao lado da residência oficial do primeiro-ministro, terá uma arena temporária para os jogos de vôlei de praia.





Aproveitar os espaços urbanos foi uma alternativa para evitar desperdício de dinheiro na organização da olimpíada, assim como usar tecnologia de estruturas desmontáveis, para erguer ginásios e arquibancadas.  Dessa forma os ingleses devem evitar que os templos esportivos construídos para a Olimpíada se transformem em elefantes brancos, como aconteceu com os estádios olímpicos de Pequim em 2008 e Sidney em 2000.
O Estádio Olímpico de Londres, vai promover a sustentabilidade e ecologia. A preservação do ambiente é um dos temas principais dos Jogos Olímpicos 2012, com a utilização de materiais amigos do ambiente e a plantação de diversas árvores.
Foi na cidade inglesa medieval Munch Wenlock que ocorreram os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. Em 1850 atletas amadores da região ali se reunião de dois em dois anos afim de participar de vários tipos de competições esportivas. Contam na pequena cidade que o Barão Pierre de Coubertin, se inspirou nos jogos de Wenlock para realizar a primeira olimpíada em Atenas, Grécia em 1896.



Wenlock e Mandeville

O mascote pescoçudo da atual olimpíada chamado Wenlock, é uma homenagem ao nome da cidade. Wenlock e Mandeville são os mascotes oficiais das Olimpíadas de Londres 2012. Mandeville foi inspirado na vila onde se inciou o Stoke Mandeville Wheelchair Games, depois chamado de World Wheelchair and Amputee Games, evento precursor dos Jogos Paraolímpicos.
Eles são animações que representam duas gotas de aço e foram criados com as duas últimas gotas do aço que restaram da última viga de suporte do antigo Estádio Olímpico de Londres!



Wanlock vestido de Guarda da Rainha,
enquanto Mandeville foi Beefeater, ou Guarda da Torre de Londres


A cerimônia de encerramento intitulada A Sinfonia da música britânica tem duração prevista para duas horas e meia e contará com os maiores nomes da música do país.
A chama olímpica será apagada para sinalizar o fim dos jogos, como normalmente acontece em cada final Olimpíada. O ato incluirá a tradicional referência à próxima cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos, que será o Rio de Janeiro em 2016.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A Festa de São João em Morretes

Num papo agradável com o morretense e primo Nazir tomei conhecimento da festa de São João, que se realiza no sítio Ponte Alta, em Morretes. Ocorre anualmente na véspera do dia 24, dia do "Santo Festeiro".


A FESTA DE SÃO JOÃO EM MORRETES

       Foi dos portugueses que recebemos a tradição de festejar São João. A festa, de caráter universal, assumiu nas terras brasileiras, aspectos nitidamente locais, embora no tocante às adivinhações que a noite propicia, persistam elas tal qual foram introduzidas.

       Em nossa Morretes, a  menos de oito quilômetros do centro da  cidade, encontra-se a localidade de Ponte Alta. O lugar é aprazível, embora o terreno seja bastante acidentado. As habitações situam-se no topo de pequenas elevações cortadas por regatos. A dois passos de um dos regatos encontra-se a igrejinha, antes de madeira, agora de alvenaria, graças aos esforços dos devotos, e junto a ela, instalações que permitem uma maior comodidade para os participantes da festa que, em todos os anos ali se realizam em louvor a São João.

       A festa de São João na Ponte Alta, que se reveste das características locais a que nos referimos acima, processa-se do seguinte modo: precedida de novenas que vão do dia 14 até o dia 22 de junho, a festa realiza-se no dia 23. Inicia-se por volta das 20 horas. Um dos administradores da Igreja acende uma grande fogueira e constrói uma barraquinha para a venda da bebida chamada quentão juntamente com outros alimentos tipicamente juninos como cará, melado, pinhão etc. Um mastro de mais ou menos seis metros de altura é erguido, todo enfeitado de flores, no cimo do qual é colocado o retrato de São João. O ponto culminante da cerimônia religiosa é a saída da procissão com a imagem do Santo, levada em um andor e que se realiza à meia-noite. Até essa hora reza-se o terço na capela e faz-se o leilão de prendas sob o espocar de fogos de artifício. A trajetória da procissão vai da capela até um dos inúmeros regatos existentes no lugar. Os fiéis, além do andor com a imagem do Santo, levam também velas acesas e uma pequena bacia esmaltada. No lugar já convencionado para a cerimônia, enche-se a pequena bacia com água da fonte. Um dos fiéis tira a imagem do andor, coloca-a por cima da bacia e faz, por várias vezes, um movimento em forma de cruz enquanto vai rezando. Outros, que seguiram a procissão munidos de caneca ou outra vasilha, enchem-na com água da bacia e tomam-na, pois acreditam no seu poder curativo. Outros umedecem com ela as partes do corpo que estejam, chagadas ou doentes. A operação de encher a bacia e benzer a água é repetida até que todos os que desejem sirvam-se dela. Em seguida a procissão retorna à capela, onde mais algumas cerimônias são realizadas. Encerrada a parte religiosa tem início um baile que só termina ao amanhecer. Depois de extinta a fogueira, o carvão que sobra é recolhido, pois há a crença de que em casa, aquele carvão não só é uma garantia de fartura como também tem a virtude de acalmar tormentas.

Texto extraido do trabalho da disciplina Cultura Brasileira, do Profº José Nazir Dayer, na época aluno do curso Letras Neo Latinas.