quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dr. Sidney Antunes de Oliveira, por Narelvi Malucelli

Morretes perde um dos maiores dos seus cidadãos de todos os tempos, o Dr. Sidney Antunes de Oliveira.
Filho de tradicional família morretense, Sidney desde jovem se destacou como trabalhador na empresa da família, com muito esforço e dedicação formou-se em técnico em contabilidade, direito e em curso relacionado com o magistério, profissões que sempre exerceu. Fosse domingo ou feriado, sempre Sidney era encontrado no seu escritório ou no balcão, atento a todos e a tudo que dizia respeito a Morretes e seu povo.
Brilhante orador, causídico de renome, professor competentíssimo, presidente e membro por diversas vezes de diretorias de entidades esportivas, sociais, associações, do Rotary Clube de Morretes como um dos fundadores, do Hospital de Morretes, apaixonado pela política, foi assim a sua vida que o levou a exercer por três mandatos os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito Municipal, sendo que não podemos deixar de destacar como marca principal o sua facil convivência com as pessoas, na conquista de amigos, relacionando-se com todos sem distinção alguma. Afinal, quase nada aconteceu em Morretes que não contasse com o prestigiamento do Dr. Sidney.
Falecido ontem, seu sepultamento ocorreu hoje com seu corpo velado na Câmara Municipal de Morretes onde tive a oportunidade de realizar o ritual das exéquias como diácono católico, ato cristão que me permitiu retribuir-lhe pelos relacionamentos de amizade, companheirismo, parentesco e profissionalismo que tivemos.
Para um homem da nobreza do Dr. Sidney, sentimos a ausência de muitos representantes dos diversos segmentos da sociedade morretense que tanto devem a ele, que não somente pelo ato cristão mas pela consideração que merecia deveriam estar presentes embora se possa justificar, talvez, por possível desconhecimento do seu falecimento, mas que em nada diminuiu a despedida porque os que lá estiveram souberam dignificar o momento e demonstraram o carinho de todos os morretenses quando pudemos ouvir os pronunciamentos do historiador morretense Eric Joubert Hunzicker, do empresário Joaquim de Souza Junior, do ex-juiz de direito da Comarca de Morretes Dr. José Eduardo de Mello Leitão Salmon, e do Prefeito Municipal Sr. Helder Teófilo dos Santos que souberam transmitir os seus sentimentos e o pensamento dos morretenses destacando as virtudes e qualidades do Dr. Sidney, sob aplausos dos presentes.
A memória do Dr. Sidney não pode e nem será esquecida. O povo morretense deve-lhe muito e por certo fará parte da história da nossa terra.
Obrigado Dr. Sidney. Continuamos sendo amigos.
Esteja com Deus.
Diac. Narelvi

Publicado em 13 de janeiro de 2013 no blog:
http://diacononarelvi.blogspot.com.br/

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Profº Sidney Antunes de Oliveira

*10/12/1927
+ 12/01/2013

Em homenagem ao amigo morretense falecido na madrugada do último dia 12, transcrevo uma noticia sobre ele, publicada no Jornal de Antonina, em dezembro de 1950.

A 10 do corrente a sociedade morretense estará em festas com o transcurso do auspicioso aniversário genetliaco do ilustrado cidadão Sr. Profº Sidney Antunes de Oliveira, fulgurante lente de Inglês do Ginásio estadual de Morretes e que atualmente excerce, com elevada competencia o cargo de Contador da poderosa firma B. Antunes de Oliveira. A sua personalidade de escol se impoz a consideração e ao respeito do povo morretense, que nele encontra as mais nobres qualidades de amigo e de cidadão.
O distinto aniversariante constitúe um autentico padrão de civismo e de grandeza moral, motivo porque o seu respeitável nome se aureolou, entre nós, e o povo de Morretes do mais absoluto prestigio pessoal.
Essas nobilitantes qualidades, que, aliás, lhe são peculiares, se enaltecem ainda deante de sua inconfundivel modestia e elegante simplicidade, bem como pela lhaneza do seu fidalgo e atencioso tratamento social.
Excelente amigo e portador das mais acrisoladas virtudes coracionais, o Sr. Sidney Antunes de Oliveira será, pois, por motivo de seu natalício, alvo das mais sinceras manifestações de apreço e homenagens por parte de seus admiradores, entre os quais nós do “Jornal de Antonina”, que lhe devemos as mais eloquentes provas de gentileza.

Conhecíamos as atividades do Sidney como advogado, político, professor, empresário e amigo, sempre participando dos acontecimentos da cidade. Quem não recorda ou não o conheceu nos velhos tempos poderá conferir folheando a coleção de recortes de jornais do meu pai, da qual selecionei  e fotografei algumas notícias para compor esta postagem.









Homenagem ao poeta morretense Silveira Neto
no retorno a sua terra natal.
08/05/1967


Foto de formatura do curso de Direito, de 1955




Translado dos restos mortais de Rocha Pombo do Rio de Janeiro
 para a sua terra natal - 03/12/1966







 
Lançamento do livro Tenho dito - Morretes e Morretenses nos discursos de
Marcos Luiz De Bona
- 09.10.2009
Galeria Trombini
Na mesma ocasião - Joaquim Souza e os saudosos amigos:
Iracema Bittencourt e Sidney