No dia 6 de junho de 1950 um jornal da capital publicou a notícia que o hospital de Morretes, inaugurado em 31 de outubro de 1947, receberia uma aparelho de RAIO X.
(Do correspondente):
"Nossa reportagem visitou o HMM com o propósito
de divulgar o movimento do mês de maio findo".
Verificamos, com satisfação, o quanto de útil está sendo o novo estabelecimento, o que anima os responsáveis pelo seu funcionamento, a continuação do trabalho insano – ontem para a construção, hoje para manutenção.
Não foi em vão a semente lançada há muitos anos por Eurico Schlemm, Domício Costa, Carlos Cardoso, Clemente Consentino, Pacífico F. Zattar e outros, pois que hoje semeia frutos graças a capacidade para grandes empreendimentos do mesmo Dr. Domício Costa, José Lourenço Malucelli, do Dr. Pedro Baraúna, de Antonio José Gonçalves Filho, Marco Antonio Malucelli, de Arlindo de Castro e tantos outros impulsionados pelo mesmo sentimento de humanidade.
Nosso HMM que se acha quase que perfeitamente aparelhado gozará ainda nos próximos meses de um complemento indispensável: é a vinda de um aparelho RAIO X, cuja doação por parte do Serviço Nacional da Tuberculose, já nos foi assegurada pelo eminente Deputado Lauro Lopes.
O movimento do mês de maio p. findo, como dissemos, foi grande, havendo sido registrada a internação de 34 doentes, realizada 14 operações e 5 partos, além dos indigentes que no seu consultório o médico diretor atende gratuitamente, em elevado número todos os dias.
Tem sido usada medicação moderna, incluindo transfusão de sangue dentro dos recursos terapêuticos.
A direção da Casa em bôa hora foi confiada ao Dr. Alcídio Bortolin, elemento jovem, porém de conceito já firmado tanto na cirurgia com na clínica.
De grande valia tem sido a assistência e cooperação do Dr. Baraúna, médico de largo tirocínio e elevada reputação, diretor do Posto de Higiene do Estado, do Posto de Puericultura de Morretes e clínico em geral.
Elogiável, também, o trabalho da incansável da competente enfermeira srta. Lucy Alves Pires e o desempenho muito satisfatório da parteira snra Emília Menin Gomes.
Hoje, sessenta e um anos depois, em meio a maior crise da história do nosso hospital, uma notícia alviçareira – nossa cidade vai ganhar um aparelho de última geração, graças ao Rotary Clube de Morretes que enviou à Fundação Rotária Internacional, um projeto solicitando o aparelho.
A Fundação não só atendeu, como doou U$ 15,000 dólares do valor do RAIO X, que custou U$ 32,500 dólares.
O aparelho está garantido, mas a instalação não vai ficar barata ...