domingo, 26 de setembro de 2010

Hospital e Maternidade de Morretes

INAUGURAÇÃO DO NOVO PAVILHÃO
DO HOSPITAL E MATERNIDADE DE MORRETES


Discurso proferido em 31 de outubro de 1953


Cumprindo uma das mais importantes partes do programa dos festejos da data máxima da nossa terra, eis-nos aqui para inaugurar, com a honrosa presença do Exmo. Sr. Dr. Bento Munhoz da Rocha Netto, ilustre Governador do Estado, o novo pavilhão do Hospital e Maternidade de Morretes.

Não foram os sacrifícios sem conta que a execução desta obra exigiu dos responsáveis pelos destinos deste hospital, e não teria este ato o significado todo especial de que se reveste.

Quando abnegados cidadãos deram início à construção do prédio original, ainda estavam sob a impressão daqueles que, com espírito derrotista, não acreditavam poder esta casa manter-se, nem alcançar o índice de aproveitamento à altura das necessidades do nosso município. Assim foi que pensaram serem suficientes aquelas duas alas iniciais e o pavilhão da enfermaria. Porém de tal forma revelou-se a utilidade deste estabelecimento, que em breve passou a abrigar um número cada vez maior de enfermos, tornando-se pequena a sua enfermaria para os doentes pobres aqui internados gratuitamente, bem como para os que, possuidores de recursos, utilizavam os quartos particulares. As parturientes da seção maternidade, de início retraídas, foram aos poucos se habituando a utilizar os recursos médicos e a segurança que lhes oferecia esse ambiente.

E assim é que o nosso hospital, inaugurado há apenas três anos e meio, logo sentiu a necessidade de uma ampliação. Os recursos financeiros eram escassos, entretanto, a administração inteligente e a abnegação de muitos, possibilitou a construção deste novo pavilhão, onde vamos encontrar um conjunto cirúrgico montado sob a exigência da técnica moderna, uma sala de laboratório, rouparia, novas enfermarias, instalações diversas e uma sala reservada para os que possuem fé e têm a felicidade de se encontrar abrigados sob o manto da cristandade: é uma sala reservada para uma capela, que mãos de senhoras bondosas da nossa sociedade brevemente completarão, inspiradas por sentimento de caridade e religiosidade.

Ao inaugurarmos esta construção, é justo que se preste homenagem, por demais merecida, àqueles a quem se deve este grande empreendimento, aos cidadãos que possuem o dom divino, aqueles que são inspirados pelo ideal de servir. O Sr. Dr. Pedro Alves Baraúna, como presidente da Associação Mantenedora do Hospital e Maternidade de Morretes, é um homem que já conquistou a estima e o respeito dos Morretenses, no exercício de sua nobre profissão e no trato dos assuntos que dizem respeito ao progresso de nossa terra e à felicidade do nosso povo. Joaquim Luz de Souza, membro-tesoureiro, tem dispendido boa parte do seu tempo na tarefa preciosa de cooperar nos trabalhos deste hospital. Antonio José Gonçalves Filho é o benemérito de sempre, tornando cada vez mais merecida a placa de bronze que contém o seu nome no pórtico desta casa. Lucília Pires é a enfermeira-chefe diligente e dedicada, sendo sua mocidade inteiramente dedicada aos enfermos, fazendo da sua profissão um sacerdócio. O Dr. Alcídio Bortolin, ora em viagem pelo estrangeiro e aqui representado por seu progenitor, é o profissional competente, é o médico capaz e o diretor diligente, enérgico e previdente. A distinção de que foi alvo recentemente, ao receber o diploma de membro do Colégio Internacional dos Cirurgiões, em congresso realizado em Curitiba neste ano festivo do centenário do Paraná, foi das mais merecidas e encheram de justificado júbilo seus amigos de Morretes. Não poderíamos ser mais felizes, no convite que fizemos três anos atrás, àquele moço que saíra havia pouco dos bancos acadêmicos. Ele possuía, indiscutivelmente, inato o seu talento e tinha bem em mente o juramento de Hipócrates:

“Ao exercer a medicina, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze para sempre a minha vida e a minha arte de boa reputação entre os homens”.

E o Dr. Alcídio Bortolin, verdadeiramente, goza dessa boa reputação.

Finalmente prestamos nossa sincera homenagem ao Exmo. Sr. Dr. Lauro Lopes (aqui representado pelo Dr. Pedro Baraúna), ilustre representante do nosso Estado na Câmara dos Deputados, cuja atuação, no Rio de Janeiro, tem sido exercida no sentido de beneficiar o nosso Paraná, e de especial modo as associações de beneficência, através de verbas que, mercê de seu prestígio, coadjuvado pelos ilustres demais representantes paranaenses na Câmara Baixa, têm sido incluídas, a favor do nosso Estado, nos orçamentos da União. O nosso hospital e Morretes muito devem a Lauro Lopes, pelo que, merece o nosso fervoroso agradecimento.

Eram estas, meus senhores, as palavras que desejávamos pronunciar nesta solenidade, tradutoras da satisfação que nos vai n’ alma pela conclusão desta obra e pela passagem, hoje, do aniversário de fundação da nossa estremecida terra.

Fazemos ardentes votos de que as altas autoridades e visitantes aqui presentes possam aquilatar o nosso esforço na visita que ora nos fazem, e que continuem a volver suas vistas para este Hospital e Maternidade, amparando-o moral e materialmente, servindo de estímulo aos que, trabalhando nesta casa pela saúde do povo, querem contribuir para um Brasil mais feliz e mais forte.

Tenho dito.


Presentes à inauguração o Governador Bento Munhoz da Rocha e autoridades

5 comentários:

  1. Esperamos que os próximos governantes não esqueçam da saude.

    ResponderExcluir
  2. Porém pior é a população que fica a ver navios. Que horror. O país vai de mal a pior.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sra. Ligia De Bona Carvalho!
    boa tarde!
    Que jóia! Que pérola!
    Estou deveras emocionado com o que encontrei. Passando a tarde no Hospital e Maternidade de Morretes, comcei a navegar na internet e me deparei com este registro (discurso de Marcos Luiz De Bona). Criei alma nova ao ler este discurso, estava um pouco aborrecido por ver o Hospital sangrando, sobrevivendo às duras penas.Muitas dívidas, falta de reparos e etc..., estamos correndo atrás de recursos (doações)para manter as portas do HMM abertas. estou certo de que a partir de hoje as coisas terão que mudar. e mudar para melhor

    Um abraço
    Dejair Miranda
    Presidente da Associação Mantenedora do Hospital e Maternidade de Moretes

    ResponderExcluir
  4. Prezado Senhor Dejair

    Agradeço o seu comentário a respeito do discurso do meu pai sobre o HMM. Fiquei muito satisfeita em saber que está a frente da Associação,

    com planos para reverter a situação desastrosa em que ficou o nosso Hospital. Como o sr. tomou conhecimento , a construção do edifício e seu

    funcionamento não foi fácil, mas graças aos esforços de um grupo de cidadãos morretenses interessados na saúde e bem estar da população,

    foi inaugurado, ampliado e atendeu durante anos os que o procuravam para tratar de seus males.

    Parabéns pelo que já foi feito e votos de sucesso para o futuro.

    Abraços

    Ligia

    ResponderExcluir