quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dia da Bandeira

Morretenses!
Está hasteada a Bandeira do Brasil!


Morretes também quis se associar às grandes homenagens que hoje estão sendo tributadas em todo território brasileiro, ao símbolo nacional, um dos mais lindos do mundo, fruto da maravilhosa inspiração de Teixeira Mendes!
Belo exemplo de patriotismo dos Morretenses, bela prova de civismo!

O dia de hoje, consagrado ao pavilhão nacional, tem, como vós todos sabeis, inexcedível significação. Estas comemorações, estas grandes homenagens à Bandeira, terão o mérito de mais fortalecer em nós o amor pelo Brasil e de incutir no espírito das crianças que estão dando os primeiros passos nos estabelecimentos de ensino primário, o sentimento do patriotismo. Como é bonito e quanto merecimento! Que mais adorarmos neste mundo senão a nossa Mãe!? E o que é a Pátria senão a Mãe de todos os brasileiros? E o que é a Bandeira senão o símbolo sagrado dessa mesma grande Pátria?

Auriverde pendão da minha terra
Que a brisa do Brasil beija e balança
Estandarte que à luz do sol encerra
As promessas divinas da esperança

Aí está, como o proclamou Castro Alves, em belíssimos versos brasileiros. Cores vivas retratando a exuberância dos nossos vegetais, a policromia das nossas flores, a imensidão dos nossos mares, a magnificência do nosso firmamento! E o dístico que lhe recorta o círculo estrelado ORDEM E PROGRESSO. Que mais poderemos desejar, nós, brasileiros, senão Ordem e Progresso? E isso tudo estamos tendo, mercê da clarividência do atual governo que acaba de promulgar a Constituição mais adequada, mais de molde a servir a todos os brasileiros dentro das suas necessidades, da sua índole e da sua raça.
A bandeira do Brasil, como a bandeira de todos os povos, tem sido o culto das suas tradições. Ela é, como diz bem o Hino à Bandeira Nacional, o pavilhão da justiça e do amor. Da justiça, porque sob a sua imagem nos bateremos por todas as causas justas. Do amor, porque sob sua imagem confraternizam os brasileiros nos dias das festas comemorativas das grandes datas nacionais.
Morretenses!

O Professor Fernando de Magalhães, a convite do Sr. Ministro da Educação, compôs a seguinte oração à Bandeira, que lerei para aqueles que não tiveram a ventura de vê-la nos jornais que a publicaram:

Bandeira da minha terra
Sobes para o topo azul ao bafejo dos ventos! Desfraldas glórias e acenas esperanças quando estrugem os acordes do hino da nação. Recordas no entusiasmo das consagrações, a bravura de teus mortos e a nobreza de teu fausto. Refletes a natureza em tua eterna formosura de redenção e de liberdade.
Na hora de tua exaltação, Bandeira do Brasil, cada qual olha para o passado em ato de reconhecimento pelo que ele produziu de meritório e de exemplar, ensinando o otimismo justo, trânsito dos vaticínios afortunados.
Por ti, Bandeira do meu berço, guardaremos uma fé transbordante no destino da nossa gente. Por ti, todos sentirão o consolo do trabalho e lutarão pela utilidade da vida. Por ti, o enlevo da terra exuberante e o amor do povo tranqüilo dissiparão, nos dias radiosos da história, as nuvens de apreensões e de mágoa. Por ti, a harmonia encantadora das coisas celebrará a concórdia prometedora dos homens.
Bandeira do Brasil envolve-nos nas tuas promessas deslumbrantes! Só assim saberemos morrer na silenciosa tarefa de preparar a Pátria feliz e abundante, Bandeira da minha terra, Bandeira do Brasil!


Tenho dito.

Discurso proferido na Praça Cel. Rômulo Pereira, em 19 de novembro de 1937





Um comentário:

  1. Oi Ligia, trabalhando, mesmo quando está passeando, é isto mesmo, pensa o que, que vai ficar como a garota de Ipanema, tomando sol, curtindo uma praia. Viva o Dia da Bandeira!!!

    ResponderExcluir