quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Rocha Pombo


Busto de Rocha Pombo
Praça Rocha Pombo - Morretes



José Francisco da Rocha Pombo historiador, professor, jornalista, deputado provincial, precursor na fundação da Universidade do Paraná, nasceu no dia 4 de dezembro de 1857, no Anhaia, pitoresco sítio da cidade de Morretes.

Aos 18 anos assumiu a regência de uma cadeira de ensino primário, na localidade em que nascera. O magistério deve ter influenciado seu espírito, encaminhando-o para a carreira das letras e foi no jornalismo que Rocha Pombo iniciou sua vida literária.

Seguidor das idéias republicanas fundou em Morretes no ano de 1879 o semanário “O Povo”, em que debate temas de grande interesse social, entre eles os que dizem respeito ao abolicionismo e à República. 
Em 1880 transferiu-se para Castro, onde continuou a lida jornalística e em 1883 dirigiu “Ecos dos Campos”, em Curitiba em 1886 - a “Gazeta Paranaense”, em 1887 - o “Diário Popular”, e em 1892 o “Diário do Comércio”.

Transferindo sua residência para o Rio de Janeiro em 1897, tornou-se assíduo colaborador do “Correio da Manhã”, um dos mais importantes veículos da imprensa brasileira da época.

Embora não sendo político militante destacou-se como legislador - Deputado Provincial (1886/1887), e em 1916/1917, quando Deputado ao Congresso Legislativo do nosso Estado.

Como desejava ver sua terra enriquecida pela cultura idealizou a criação de uma Universidade em Curitiba. Seu projeto foi aprovado através da Lei Estadual nº63. Rocha Pombo chegou a organizar programas e regulamentos, e lançou a pedra fundamental do futuro edifício na Praça Ouvidor Pardinho, em 1892. O Governo Federal que não aprovou a iniciativa e a eclosão da Revolução Federalista de 1894 puseram por terra seus planos. Curitiba ganhou sua Universidade em 1912 – Victor Ferreira do Amaral e Nilo Cairo foram os grandes batalhadores e vencedores dessa causa, mas na história da nossa Universidade o nome de Rocha Pombo é uma referência viva até os dias atuais.

2 comentários:

  1. Eta Morretes brabo! Viva Rocha Pombo, tinha que ser boa gente sagitariano como seu colega aqui abcs HQ

    ResponderExcluir
  2. Morretes cidade dos famosos em varias áreas.

    ResponderExcluir