quarta-feira, 18 de julho de 2012

Olimpíada de Londres - 2012



Logo oficial das Olimpíadas de Londres 2012


Os XXX Jogos Olímpicos  de 2012 serão realizados em Londres (Inglaterra), de 27 de julho a 12 de agosto, com a participação de 204 Comites Olímpicos Nacionais. Londres é a primeira cidade a sediar oficialmente os Jogos Olímpicos da Era Moderna por três vezes - as anteriores foram em 1908 e 1948.
A cerimônia de abertura ocorrerá no Estádio Olímpico de Londres e terá como lema "Live is one", (Viva como se fosse o único).


O estádio, com formato elíptico e 60 m de altura ocupa cerca de 160 mil m², tem capacidade para comportar 80 mil espectadores.

Um imenso parque olímpico foi construído na cidade para esta olimpíada, mas em diversos pontos de Londres foram montadas arenas e espaços para os jogos. O Hyde Park por exemplo, a maior área verde da capital inglesa, com 340 hectares, no coração da cidade, será o palco das provas de triatlo e ciclismo de rua. O gramado do Greenwich Park vai ganhar toneladas de areia e obstáculos para as competições equestres. O pátio do Horse Guard Parade, ao lado da residência oficial do primeiro-ministro, terá uma arena temporária para os jogos de vôlei de praia.





Aproveitar os espaços urbanos foi uma alternativa para evitar desperdício de dinheiro na organização da olimpíada, assim como usar tecnologia de estruturas desmontáveis, para erguer ginásios e arquibancadas.  Dessa forma os ingleses devem evitar que os templos esportivos construídos para a Olimpíada se transformem em elefantes brancos, como aconteceu com os estádios olímpicos de Pequim em 2008 e Sidney em 2000.
O Estádio Olímpico de Londres, vai promover a sustentabilidade e ecologia. A preservação do ambiente é um dos temas principais dos Jogos Olímpicos 2012, com a utilização de materiais amigos do ambiente e a plantação de diversas árvores.
Foi na cidade inglesa medieval Munch Wenlock que ocorreram os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. Em 1850 atletas amadores da região ali se reunião de dois em dois anos afim de participar de vários tipos de competições esportivas. Contam na pequena cidade que o Barão Pierre de Coubertin, se inspirou nos jogos de Wenlock para realizar a primeira olimpíada em Atenas, Grécia em 1896.



Wenlock e Mandeville

O mascote pescoçudo da atual olimpíada chamado Wenlock, é uma homenagem ao nome da cidade. Wenlock e Mandeville são os mascotes oficiais das Olimpíadas de Londres 2012. Mandeville foi inspirado na vila onde se inciou o Stoke Mandeville Wheelchair Games, depois chamado de World Wheelchair and Amputee Games, evento precursor dos Jogos Paraolímpicos.
Eles são animações que representam duas gotas de aço e foram criados com as duas últimas gotas do aço que restaram da última viga de suporte do antigo Estádio Olímpico de Londres!



Wanlock vestido de Guarda da Rainha,
enquanto Mandeville foi Beefeater, ou Guarda da Torre de Londres


A cerimônia de encerramento intitulada A Sinfonia da música britânica tem duração prevista para duas horas e meia e contará com os maiores nomes da música do país.
A chama olímpica será apagada para sinalizar o fim dos jogos, como normalmente acontece em cada final Olimpíada. O ato incluirá a tradicional referência à próxima cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos, que será o Rio de Janeiro em 2016.

3 comentários:

  1. Muito legal o blog DEBONATENHO DITO.
    A Ligia é muito competente e o mantém com carinho; dá prá ver/notar isso, mesmo o olhando superficialmente.

    ResponderExcluir
  2. Ligia qdo a saudade aperta dou uma passadinha no seu blog (q aliás vc está de parabéns, muito bem feito...)

    Qdo vc vai aparecer pra gente matar a saudade ????? beijos e uma linda semana !!!!

    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Olá Ligia,
    Muito obrigada pelos e-mails maravilhosos que você me mandou.
    Beijos.

    Celina A. Cit.

    ResponderExcluir