quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O escultor Turin




Turin em seu ateliê
          Nosso Papa Francisco em sua passagem pelo Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, recebeu como presente do governo brasileiro uma belíssima escultura “O Frade lendo”, executada pelo artista morretense João Turin.

João Zanin Turin, escultor e pintor é considerado o precursor da escultura no Paraná. Nasceu em Porto de Cima, município de Morretes – Paraná, no dia 21 de setembro de 1878. Foi manuseando o barro que descobriu a escultura: ainda criança cobria as pernas, tronco e braços com argila, deixando-a secar, e depois a removia para brincar com os moldes do próprio corpo.

Exílio
Após os primeiros estudos no Brasil partiu para Bélgica aos 27 anos, em 1906, onde se especializou em escultura na Real Academia de Belas Artes de Bruxelas sob os ensinamentos do reconhecido mestre da estatuária, o belga Charles Van der Stappen. Alí, por merecimento curricular, Turin conquistou como prêmio um ateliê, carvão para aquecimento e modelo vivo. Dos diversos trabalhos realizados na academia destaca-se a obra “Exílio”.


Permaneceu em Bruxelas até 1911 quando decidiu morar em Paris, passando a conviver com artistas famosos da época entre outros: Rodin, Modigliani, Isadora Duncan, Debussy, Picasso e Chacall.

"Tiradentes", na Praça Tiradentes em Curitiba
Quando retornou ao Brasil, em novembro de 1922, centenário da Independência, expôs no Rio de Janeiro a estátua de Tiradentes, trabalho executado em Paris nesse mesmo ano e que recebeu ótimas referências na imprensa francesa.


      O acervo deixado por Turin compreende esculturas e baixos relevos, pinturas, monumentos históricos e outras obras, em locais públicos de Curitiba e outros municípios do Paraná.
Busto de Rocha Pombo - Morretes



"Luar do Sertão" na rotatória do Centro Cívico-Curitiba
          Turin destacou-se e é reconhecido como escultor animalista, tendo sido premiado no Salão Nacional do Rio de Janeiro com a escultura “Luar do sertão”. Sobre este aspecto escreveu o analista de artes Teixeira: Tem uma simplicidade extremamente sofisticada. Sempre foi um observador atento, ia à noite para o zoológico de Curitiba para observar e desenhar os animais e então esculpir. Retrata com pureza a força e a soberania do animal, de forma natural.


Pintura em óleo
     O morretense Turin foi um artista completo. Dedicou-se também a pintura, porém, nunca almejou ser pintor. Chamava suas pinturas de emoções, pois pretendia apenas representar lugares e temas que tivessem de alguma forma despertado sua inspiração. 

          Atualmente o acervo completo de Turin adquirido pela família Lago em 2011 junto ao sobrinho Jiomar Turin, passa por um processo de resgate e restauração. Além de ter todas as esculturas restauradas, peças inéditas como o Frade que até hoje só existiam nos moldes originais em gesso estão sendo fundidas no Ateliê João Turin em Curitiba.

          Maurício Appel que cuida das obras do artista percebeu a importância desta escultura e determinou que o molde, ainda em gesso, fosse confeccionado em bronze, surgindo a idéia de contatar a Presidente sobre a possibilidade de ofertá-la ao Papa.

Frade lendo
O Frade lendo - peça esculpida na década de 40 tem 44 centímetros e 16 quilos e representa um frade franciscano com os pés descalços e o corpo curvado pela idade, lendo um livro. Impossível deixar de comparar a simplicidade da escultura com o estilo de vida escolhido pelo Papa Francisco.

          Aos 71 anos Turin já havia alcançado notoriedade e segurança financeira, mas com a saúde abalada veio a falecer no dia 9 de julho de 1949, em Curitiba. João Zaini Turin morreu trabalhando, deixando inacabada As quatro estações, encomenda do Governador Moisés Lupion, posteriormente reproduzida em bronze pelo escultor Erbo Stenzel.
Quatro estações
 


4 comentários:

  1. Que coincidência Ligia...veja no seu facebook a imagem na qual eu te marquei...uma foto de Joao Turin e Theodoro De Bona em Porto de Cima.

    ResponderExcluir
  2. Ligia,

    Obrigada por esta aula de arte.

    Bjs

    Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina
      Eu que lhe agradeço por saber que você é "seguidora" do meu blog, sempre com ótimos comentários.
      Abraços da
      Ligia

      Excluir
  3. Sinthia, Bom Dia! Sou amigo da Lígia, sou historiador e estudioso pelas coisas de Morretes, Você pode, por favor, enviar esta foto que você citou no comentário?
    Meu e-mail é eric.hunzicker@hotmail.com
    Abraços.
    Éric Hunzicker

    ResponderExcluir