quarta-feira, 2 de outubro de 2013

JOÃO TURIM - parte II


Turim perpetuará no bronze o maior historiador da América*

Morretes vai erguer um monumento a Rocha Pombo, com a contribuição de todo o Paraná.

Domingo último, uma embaixada de artistas e intelectuais conterrâneos foi a Morretes coordenar uma campanha em prol de um monumento que perpetue no bronze a glória de Rocha Pombo.
Sob os auspícios da diligente operosidade do Dr. Ferreira da Costa, prefeito de Morretes, e do Dr. Domício Costa, ilustrado facultativo presidente da Comissão que propugnará pela homenagem, reuniram-se os elementos mais destacados da sociedade local e constitui-se a grande comissão que levará avante a magnífica idéia, aliás, a tempo projetada.
Ficou logo assentado que o consagrado escultor João Turim executará o monumento a Rocha Pombo, magnífico Bronze que já está pronto para ser fundido.
A população do próspero e adiantado município solidarizou-se logo com o projeto e o acolheu com a mais expressiva e espontânea simpatia.
Monumento em homenagem a Rocha Pombo, do escultor
morretense João Turim
Aguilar Morais, expressão intelectual de projeção em nosso meio, dirigirá intensa atividade no sentido de ampliar tanto quanto possível a colaboração de todos os municípios paranaenses na efetivação do preito que imortalizará no bronze o maior historiador da América. O monumento projetado por Turim é mais uma das notáveis obras de arte com que o escultor patrício enriquecerá o patrimônio artístico de sua terra.
E assim, é uma glória brasileira, nascida em Morretes que receberá dos seus compatriotas o marco eterno que apontará aos pósteros, na consagração justiceira da História, um dos maiores e mais altos tipos de nacionalidades.

*Notícia publicada em jornal de Curitiba, no dia 6 de dezembro de 1939
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Oi prima..
    Parabéns pela postagem sobre esse artista tão importante e de tanto talento e nosso conterrâneo.
    Tivemos uma aula sobre arte e cultura, a praça Santos Andrade e chamada de Praça da Cultura.
    Conhecemos o monumento da Prof. Julia Wanderlei, escultura feita por ele e em baixo do busto outra escultura dele crianças alguma descalças outra de botinas e chinelos ,algumas com livros e ele o único com boné, uma homenagem ao seu pai igual ao que seu pai usava quando ia trabalhar..
    Uma historia muito interessante..
    Continue com esse trabalho tão lindo e de tanto aprendizado.
    Tio Marquinho está muito feliz e orgulhoso de estar seguindo os seus passos e mostrando todo o teu amor por Morretes e seus conterrâneos...
    Te amo prima estou muito orgulhosa por esse blog feito com tanto amor e carinho. .
    TENHO DITO....

    ResponderExcluir
  2. Ligia, mais uma vez PARABÉNS pelas matérias.
    Gostaria de ajudar na matéria sobre o busto de Rocha Pombo.
    Segue, no anexo, o folheto que foi distribuído na cidade, solicitando a colaboração dos morretenses para a ereção do busto.
    Abraços.
    Éric

    ResponderExcluir