quarta-feira, 29 de abril de 2015

A BIBLIOTECA DO INSTITUTO M. TROMBINI SERÁ FECHADA!



Dias atrás, curtindo o facebook, deparei com esta notícia assustadora: MORRETES ESTÁ DE LUTO! Não se tratava de pessoa ou parente falecido e sim do fechamento da Galeria Mirtillo Trombini  juntamente com a biblioteca Nosso Cantinho de Leitura! Tinha conhecimento dessa possibilidade, mas nunca pensei que se concretizasse. No último fim de semana estando em Morretes vi o prédio que abrigava o belíssimo acervo do pintor Mirtillo  Trombini em reforma,  a poeira e sujeira acumuladas sobre os livros e computadores  que ainda se encontram no recinto,  e sem entender me pus a pensar como foi possível acabar com tão bela e proveitosa fonte de conhecimentos. Soube mais tarde que as telas do artista podem ser admiradas no instituto que leva o nome do nosso conterrâneo, mas o descaso para com a biblioteca é imperdoável! Com a biblioteca e com as funcionarias Elizabeth e Lucimara portadoras do diploma de Bibliotecárias cidadãs, pelo curso de Biblioteca Cidadã, oferecido pela Biblioteca Pública do Paraná.
A biblioteca, de caráter filantrópico sem verbas para aquisições, nasceu e cresceu graças ao projeto “O Brasil para o nosso cantinho de leitura”. Idealizado por Elizabeth rendeu muitas doações vindas de várias partes do Brasil e de diversos cantos do mundo graças aos turistas que por lá passaram. Tem acervo de 30.000 títulos catalogados e classificados, composto de literatura e jogos infantis, coleção de referência, livros didáticos, romances, revistas, algumas obras raras e até um exemplar do Alcorão em português enviado diretamente do Oriente Médio. Atende 1.850 leitores devidamente cadastrados, com consulta local e empréstimos para pesquisas escolares municipais, estaduais e universitárias para todas as idades.
Na minha opinião o abandono do acervo do Nosso Cantinho é tão absurdo que inconscientemente redigi todo texto usando o verbo no tempo presente, como se a biblioteca ainda existisse!
Por Ligia De Bona









5 comentários:

  1. Oi querida prima,parabéns pela iniciativa de escrever e postar no blog, e muito triste tudo isso para nós morreteamos que amamos tanto a nossa terra..
    Estou com vc...

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,

    Educação e cultura nunca Sao prioridade. Uma lastima.

    Bj

    Marina

    ResponderExcluir





  3. Gostaria de ver a possibilidade de conversarmos com o prefeito para forçarmos a utilização adequada e eficaz do acervo e da experiencia de nossas amigas Elizabeth e Lucimara na administração da biblioteca, uma vez que seu nome é tradicional na cultura de Morretes, e eu sou apenas um morador de fim de semana que adotou esta cidade para viver momentos mais tranquilos. Mas não aceito que bibliotecas se fechem, pois quando uma biblioteca é fechada na terra um anjo morre lá no céu.
    me coloco a disposição, meus telefones para contato estão abaixo

    Boa semana

    Osmar Guimarães Teixeira Jr.

    ResponderExcluir