quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Professora Dulce Serôa da Motta Cherubin

Outubro chegou com vários motivos para comemorações: dia da Padroeira do Brasil, dia da  Criança, dia do Professor e dia do Médico entre outros, todos merecedores de festas.
Hoje quero homenagear a mestra morretense que se destacou na nossa cidade pela dedicação e amor ao magistério, inteligência,  dignidade e honradez - Dona Dulce Serôa da Motta Cherubin.  
Seu falecimento foi noticiado no jornal " O Dia" , em 21 de março de 1956, cujo original integra a coleção do meu pai, e por motivos técnicos deixo de fotografar e publicar.


Morretes a saudosa mestra
O recente falecimento da profª Dulce Serôa da Motta Cherubin consternou profundamente a sociedade morretense onde a extinta gosava da mais alta consideração. Era filha do venerável casal Francisco Serôa da Motta Sobrinho e Maria Carmela Serôa da Motta, irmã dos srs Almir e Rubens Serôa da Motta, esposa do Sr. Guilherme Cherobin, mãe dos jovens Mauro, Marisa, Mirtes e Dulce Maria.
Dotada de rara Inteligência, dona de uma cultura e pendores pedagógicos que herdou dos seus pais e transmitiu aos seus filhos a professora Dulce fez por merecer as homenagens póstumas que lhe tributou o povo de Morretes.
Ao baixar o corpo à sepultura falou em nome de suas colegas a professora Terezinha Gnatta, diretora do Ginásio Estadual Rocha Pombo que pronunciou as seguintes palavras:
“Em nome do grupo escolar Miguel Scheleder, em nome do ginásio estadual Rocha Pombo e em nome da escola Técnica de Morretes cumpro o ingrato dever de prestar a nobre e boa colega d. Dulce Serôa da Motta Cherobin as nossas últimas homenagens.
Era meu dever dizer das qualidades de educadora da professora finada, mas elas já são sobejamente conhecidas dos colegas que com ela labutaram como também dos que desde a sua nomeação por decreto nº 1001, de 31 de dezembro de 1930, foram seus alunos e do povo morretense em geral. E não somente suas qualidades como educadora, mas sobretudo suas qualidades como mulher digna do respeito e veneração da sociedade  uma vez que foi filha dedicada, espôsa exemplar, mãe extremosa e amiga sincera e prestativa.
A ela devemos todos e principalmente Morretes lhe deve a imorredoura gratidão pelo muito que fez a Morretes. Por isso a sua memória reverenciada por todos permanecerá sempre em nossos corações.
Sejam as minhas palavras de homenagem um louvor a sua dedicação, a sua humildade e a sua inteligência. E que traduza o pranto sincero com que nos despedimos da grande colega e amiga.
Que Deus a acolha em seu seio!”
Em seguida falou despedindo-se da querida mestra a aluna Vera Lúcia Jazar, com a seguinte oração:
“Os ex-alunos da querida e dedicada professora d. Dulce, associando-se as manifestações de pesar pelo seu falecimento, como os demais rendem homenagem as suas preciosas virtudes. E para traduzir o que lhes vai pelo coração nada melhor do que exaltar a sua memória com a leitura de uma poesia que ela mesma escreveu e que dedicou a uma de suas filhas.” 

Mirtes
Mirtes, és tão pequena e delicada!
Tens, na graça infantil do teu sorriso,
Acesa uma alvorada,
Aberto um paraíso.

O meneio gentil dos teus gracejos,
A meiguice sem par dos teus olhinhos
Pedem toda a pureza dos meus beijos,
Querem toda a afeição dos meus carinhos.

Quando te vejo, trêfega criança,
Sinto toda a minh’alma embevecida.
Mirtes, a tua vida é uma esperança.
Esperança risonha de uma vida!

Da tua mamãe
DULCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário