quarta-feira, 17 de maio de 2017

Rodovia Graciosa

Pinheiro  que marcava o início da descida  na rodovia Graciosa
Estrada da Graciosa ontem
Estrada da Graciosa hoje

A rodovia Graciosa completa hoje 90 anos. Foi no dia 20 de julho de 1873 que a estrada saindo de Curitiba e terminando em Antonina foi entregue totalmente ao tráfego. Antes alguns trechos haviam sido franqueados, mas sua inauguração oficial ocorreu no dia 20 de julho de 1973. O preço da obra custou na época 1.800 contos de réis. A ramal São João da Graciosa a Morretes passando por Pôrto de Cima custou em mais de 170 contos de réis. A construção da importante obra para a época e que tem hoje mais valor histórico, como um dos marcos do pioneirismo em nosso Estado, demorou 20 anos, pois os estudos, orçamentos e início da obra datam de 1853 durante o govêrno de Zacaria de Góes e Vasconcelos.
As despesas da construção correram metade pelos cofres gerais e a outra metade pelos cofres da Província,
Existe, ainda hoje, placa sob um pinheiro na estrada Graciosa com a seguinte inscrição: "À sombra deste pinheiro, diz a tradição, em 21 de maio de 1880, descançaram o sr. D. Pedro II, a família imperial e a imperial comitiva no seu caminho para Curitiba".


Hortênsias 
Curva da Ferradura
Rio Mãe Catira 

Notícia publicada em jornal da capital no dia 20 de julho de 1963.
Durante muitos anos, ao descer a serra, pudemos admirar o altaneiro pinheiro que abrigou a família imperial,  e que hoje infelizmente não faz mais parte da paisagem.

Um comentário:

  1. Realmente muita saudade!
    Quinta feira da semana passada percorri a Graciosa até Quatro Barras.
    Valeu a pena.
    Abraços.
    Éric.

    ResponderExcluir