quarta-feira, 17 de março de 2010

Palavras simples por MLB

O título deste escripto não é um plagio da ephigtaphe do artigo que o intellectual conterrâneo, snr. Aguilar Moraes, escreveu no primeiro numero do Éco. Emprego-o porque na verdade é com palavras simples e despretenciosas que pretendo desenvolver o assumpto de que vou tratar sobre aquillo que sempre considerei uma das mais importantes cousas do mundo moderno: o esporte.
Secretariando a extincta Liga Desportiva Morretense e occupando actualmente idêntico cargo no Operário F. Club, dispo-me de toda a modéstia e afirmo que sou um profundo conhecedor do que é Morretes, esportivamente falando. O Éco, em seu número 11, já disse-o porque da decadência do esporte em Morretes, cujo artigo, attendendo a uma convocação deste jornal coube-me escrever.
Ennumerei naquelle modesto escripto todos os motivos que impedem o desenvolvimento do esporte em Morretes, motivos esses originados pelo maior de todos, ou seja, o da pouca attenção que dispensa ao esporte o povo Morretense, no esquecimento de que são esses exercícios o factor principal do aperfeiçoamento physico de uma raça. Entretanto, obstei-me de aproveitar aquella oportunidade para exteriorisar ao público o que há muito tempo venho notando. Refiro-me a desconsideração com que são tratados, quando trata-se do esporte,as pessoas que abenegadamente trabalham por elle. É commum ouvir-se, como indirectamente eu tenho ouvido, numa phrase assim: esporte é p’ra gente á toa. Ora, imaginem os leitores o desanimo que se apossa da gente ao receber pela lata uma palavrinha dessas.
Esquecendo todos esses dissabores e visando unicamente o progresso de minha terra, prosseguirei trabalhando pela nobre causa. Assim, por estas colunnas, lanço um apelo aos bondosos conterrâneos, pedindo-lhes encarecidamente que d’óra avante procurem auxiliar todos aquelles que se esforçam pelo futebol, natação e basket-ball em nossa cidade e dentro de pouco tempo, estou certo, colherão os fructos desse trabalho, que se resume apenas em apoial-os moral e materialmente.
Publicado no livro Tenho dito, p.177.

Na leitura deste artigo uma frase chama a atenção – são os exercícios físicos o fator principal do aperfeiçoamento de uma raça... Meu pai escreveu esta matéria para o jornal Éco, em 1933, aos 19 anos! Hoje ele estaria com 96 anos e ficaria feliz com a conscientização da importância do esporte, que se disseminou pelos quatro cantos do mundo, e com todas as novidades que surgiram nestes 67 anos. As academias de ginástica, sempre lotadas, estão aparelhadas com modernos equipamentos e contam com professores capacitados que indicam e acompanham a prática dos exercícios. Nos parques, ciclovias e até nas ruas as pessoas se exercitam, por necessidade ou mesmo por modismo. São inúmeras as escolinhas de futebol, natação, vôlei, tênis e outras, enfim a piazada também está aprendendo o que é bom!

Operário Futebol Clube de Morretes - 1945

Nhundiaquara Tênis Clube de Morretes - 1939

5 comentários:

  1. Oi Ligia recebi teu livro ja comecei a ler. Obrigada pela lembrança.
    Abraço da Odaleia.

    PS. Seu pai era um homem de visão para a sua época.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. O LIVRO É EXCELENTE EU COMO AFILIADA TIVE O PRIVILÉGIO DE CONHECE-LO ,INDICARIA PARA PROFESSORES QUE QUEIRAM TRABALHAR COM RESGATE DE CULTURAS ,PROFESSORES DE ARTES HISTÓRIA, FORMAÇÃO DE DOCENTES CONHECENDO A ARTE DA PINTURA O QUE ELA QUER REPRESENTAR .ESTAR ATENTO PARA A ÉPOCA OS DETALHES DOS DISCURSOS AS PALAVRAS BEM DITAS QUANTO CONHECIMENTO PARA A CULTURA PARANAENSE E DE GRANDE VALIA ESTA OBRA. ABRAÇOS SANDRA MARA .

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por mais esta iniciativa!
    Eu sou fã de carteirinha do seu BLOG e de Morretes. Sucesso!
    Beijos
    Leila

    ResponderExcluir
  5. Ai que saudades que eu tenho de Morretes! parabens pelo sucesso eu sabia que ia acontecer o texto é fino e valioso abcs HQ

    ResponderExcluir