quarta-feira, 28 de julho de 2010

O ideal de servir

Amigos do blog

No dia 31 de outubro de 1977, meu pai recebeu o título de Cidadão Benemérito de Morretes. Em seu discurso de agradecimento, publicado no livro Tenho dito, página 153, ele falou que pensava como Gabriela Mistral, que disse em um dos seus poemas:

Toda a natureza é um anelo de servir.
Serve a nuvem, serve o vento, serve a chuva.
Onde houver uma árvore para plantar, deves plantá-la tu;
Onde houver um erro a corrigir, corríge-o tu;
Onde houver um trabalho e todos se esquivam, aceitá-o tu (...)

Marquinhos, por Th. De Bona
O Ideal de Servir*

Onde com mais intensidade vivemos quando possuídos do ideal de servir? Nas grandes cidades ou nos lugares pequenos, geralmente pobres?
Eis uma pergunta que não é difícil responder, visto que nas cidades pequenas – é evidente – mais se faz necessária a assistência ao próximo e mesmo a mútua assistência.
Dirão outros que nos grandes centros afluem necessitados de todas as regiões, com penoso acesso e permanência, a procura de alimentos, medicamentos e trabalho, fugindo de situações desfavoráveis, muitas vezes insuportáveis, ingressando em sua maioria em bairros pobres, outros concorrendo para a formação de míseras favelas, que se tornam campo propício à aplicação da assistência social, quando da iniciativa do governo, e do desvelo de piedosas senhoras, ou de sociedades beneficentes, quando da iniciativa particular.(...)
Já nos sítios, nos lugarejos, nas cidades pequenas, o sentimento cristão de caridade se faz sentir em toda a plenitude (...)
Mas não é só com o que diz respeito à pobreza ou à doença que se exercita o ideal de servir. Por quantas outras razões e em quantas outras oportunidades se manifestam o sentimento da bondade,.o altruísmo? Poderia ser um ideal servir até como criado, se bons os patrões; servir em vários sentidos a amigos; utilizar-se da sabedoria para ensinar; do amor, para amar; valer-se da capacidade de curar, para minorar os sofrimentos físicos; buscar forças da razão para amparar moralmente; julgar, fazendo justiça. Finalmente, a conquista suprema do ideal de servir – consagrar-se aos serviços de Deus, da Pátria e da Família.

* Este artigo pode ser lido na íntegra na "orelha" do livro Tenho dito, e foi publicado no O Infalível, de Morretes, e no O Antoninense, em 1968.

3 comentários:

  1. O IDEAL DE SERVIR NÃO ESTÁ NO LUGAR, MAS SIM NO CORAÇÃO DE CADA SER HUMANO E ISSO OS DE BONA SEMPRE SOUBERAM FAZER COM MUITA GRANDIOSIDADE. SEMPRE SENTI ESSA VIRTUDE COM MUITA CLAREZA NAS ATITUDES DE TODOS AQUELES QUE TIVE A FELICIDADE DE CONVIVER.

    ResponderExcluir
  2. PELO JEITO VC HERDOU DO TEU PAI O DOM DA PALAVRA, ACHEI MUITO INTERESSANNTE MESMO NÃO FAZENDO PARTE DO CENÁRIO...BJS DA AMIGA JOSIL

    ResponderExcluir
  3. SEU PAI TINHA O TALENTO PARA ESCREVER, SEU TIO TINHA O TALENTO DE PINTAR, ISTO É UM PRIVILEGIO DE POUCOS.
    ABÇS

    ResponderExcluir