quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Getúlio Vargas

Discurso proferido em 26 de agosto de 1954,
por ocasião do falecimento
do ex-Presidente, Dr. Getúlio Dorneles Vargas *
         
É sob a mais profunda emoção que tomamos da palavra para manifestar o sentimento que nos vai n'alma pelo desaparecimento do Exmo. Sr. Presidente da República Brasileira, Sr. Dr. Getúlio Dorneles Vargas.
O extinto grande Presidente foi, sob inúmeros aspectos, a figura mais destacada da República. Já havia sido Ministro da Fazenda, Deputado e Governador do seu Estado natal, Rio Grande do Sul, quando pela primeira vez ouvimos falar do seu nome. É que, sendo nós adolescentes, no período anterior a 1930, não nos chegavam aos ouvidos o nome e as atividades patrióticas do cidadão que se iniciava em carreira brilhante, destinada a figurar em relevo na História do Brasil.
Foi exatamente na manhã de 3 de outubro de 1930, que estando na estação ferroviária de Morretes, para acompanhar uma delegação esportiva que se dirigia à cidade da Lapa, ouvimos falar no nome de Getúlio Vargas, por ter sido retardada a partida do trem em consequência da deflagração de uma revolução chefiada pelo mesmo. Daí por diante a nossa mocidade foi se desenvolvendo sob o influxo do chefe da revolução, do chefe do Governo Provisório, do presidente constitucional, do Chefe do Estado Novo, do senador e novamente do presidente constitucional, nessa sequência admirável, que só o tempo poderá julgar e que a história registrará como um dos períodos altos da vida da nossa Pátria. Foi por essa razão que nos acostumamos a admirar a obra do grande presidente, embora combatendo o bom combate no terreno das idéias políticas, com lealdade, de modo democrático.
Se nos perguntarem quais as realizações do Presidente Vargas mais admiramos, diremos que foi no terreno social que sua ação se fez sentir de modo mais evidente, sendo extraordinários os benefícios advindos da instituição da Previdência Social. Na área econômica, diremos que a fundação da indústria pesada, como Volta Redonda e outras, aliadas à organização da Petrobras e Eletrobras, que visam à independência econômica do Brasil.
Nos negócios exteriores, louvamos a política de boa vizinhança e a participação do nosso Brasil na Segunda Grande Guerra Mundial, quando o governo de Getúlio Vargas soube responder à altura a afronta à soberania nacional, ao serem afundados em nossa costa pacíficos navios cargueiros, perecendo tripulações inocentes.
Homem de extraordinária inteligência, de tino administrativo e, sobretudo, político sagaz, o grande extinto conseguiu soluções favoráveis para os mais complexos problemas, em situações as mais delicadas da vida nacional.
A sua popularidade jamais foi atingida por qualquer outro homem público do Brasil. A maneira pela qual foi reconduzido ao poder no ano de 1950 foi consagradora. Cometeu erros, porque errar é humano, e porque nem sempre de sua vontade emanaram determinados atos que deram ensejo ao pronunciamento das Forças Armadas Brasileiras.
Mas uma coisa ficou definitivamente positivada: foi o sentimento de brasilidade, a honra, o amor às classes mais humildes, que o grande Getúlio Vargas pôs em evidência, culminando com o sacrifício de sua própria vida.
A notícia de sua morte, de modo tão trágico, chocou profundamente o coração de todos os brasileiros.
Tivemos uma penosa sensação na manhã de terça-feira. Um amigo nos deu a notícia em primeira mão. A nossa emoção foi grande, mas ainda acreditávamos pudesse vir um desmentido. Poucos instantes após, um grupo de crianças, que na sua incompreensão e inocência saía alegre do grupo escolar ao lado, por terem sido suspensas as aulas, trouxe-nos a triste confirmação da grande tragédia que, na Capital da República, acabava de abalar toda a nação.

Elevemos nossas preces a Deus todo-poderoso, pelo descanso em paz, no seio do Senhor, da alma do grande brasileiro. Peçamos à Santíssima Virgem, padroeira dos aflitos, pelo consolo e conforto da digníssima família enlutada. Roguemos aos céus, pela manutenção da Paz, da Ordem e do Progresso no seio do povo de nossa Pátria.

Doutor Getúlio Dorneles Vargas..., é verdade o que escrevestes! ... saístes da vida... entrastes para a história!

Tenho dito.

* Discurso publicado na pg. 81 do livro Tenho dito

8 comentários:

  1. Acho que minha memória esta boa, pois me lembro bem deste dia,eu estava com 13 anos, fui ao armazem na Erasto Gaetner, que ficava mais ou menos onde é hoje o BANCO DO BRASIL, comprar alguma coisa para o almoço, la estava um alvoroço pois corria a notícia que o presidente da República tinha se suicidado,a noticia corria de boca em boca e eu voltei correndo para levar a notícia ao pessoal lá em casa.Noticia de primeira mão.

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga

    Eu tinha só oito anos, mas me lembro bem daquela manhã em que fui acordada com a notícia da morte do Getúlio. Eu estava acampada na sala de casa porque o meu quarto estava sendo pintado!
    Recordar é viver! Foi muito bom lembrar disto!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ligia.
    Boa Tarde. Eu estava assistindo aula no Ginásio Rocha Pombo. Em virtude de que alguns alunos, quando fomos dispensados, ao sairem passaram pela frente da Delegacia de Polícia e tentavam bater com as mãos na Bandeira, que estava hasteada a meio pau, fomos todos suspensos por dois dias, pois os responsáveis não foram identificados.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ligia
    Eu estava tomando a mamadeira que minha mãe tinha preparado para mim. Tinha apenas 2 aninhos. Ai que saudades!
    Que lindo o discurso do seu pai.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Lígia!
    Tenho acompanhado o seu blog e parabenizo-a por perfilhar os bons caminhos fundamentados por seu pai. Sempre em frente!
    Continue blogando, pois isso vai revigorá-la em sua vida cultural.
    Um grande abraço.
    Douglas e Miriam.>

    ResponderExcluir
  6. Bom Ligia eu realmente não me lembro, mas sei o quanto ele foi uma pessoa importante para a historia do Brasil.
    abç

    ResponderExcluir
  7. Ligia eu não existia ainda, mas com certeza, quando aprendi a historia de Getulio Vargas, sempre chamou minha atenção o fato de ele ter cometido suicídio. Isto sempre me pareceu muito misterioso.
    Abraços

    ResponderExcluir