quarta-feira, 2 de março de 2011

Carnaval


O carnaval está chegando. Lamentável que não seja mais como antigamente, quando o que realmente importava era alegria e diversão! Nos salões os ingredientes da folia eram confetes, serpentinas e até – pasmem os jovens – lança perfume! As músicas e letras das marchinhas de muita criatividade animavam a todos, ninguém ficava parado! As fantasias eram simples, sem luxo – não havia concurso para eleger a mais original, a mais luxuosa...

Era comum os rapazes colocarem na cabeça um quepe branco e completar o “traje” com um colar de havaiana. Havia também os piratas, palhaços, índios e pierrôs. Já as garotas se divertiam de colombina, cigana, havaiana, bailarina e outras estilizadas.

Num tempo mais antigo, por volta de 1920, surgiu o “corso carnavalesco” que teve origem na tentativa de reproduzir as batalhas de flores dos carnavais europeus, mais sofisticados, como em Nice cidade do sul da França.

O corso consistia no desfile de automóveis enfeitados, com a capota arriada, repletos de foliões fantasiados, que percorriam as principais ruas da cidade, cantando, lançando confetes e serpentinas uns nos outros e também nos espectadores. Não era uma diversão barata, pois o carro era imprescindível e quem não possuísse um teria que alugar para os dias de carnaval. Os corsos carnavalescos aconteceram durante uns 20 anos – aproximadamente de 1920 a 1940 e Morretes acompanhou a moda. Na foto abaixo Pierrôs e Colombinas participam de um corso no carnaval de 1934. Num Ford sem capota, aparecem Olguinha e Marquinhos De Bona – ela sentada no paralama e ele ao volante, Esmeralda e Bortolo Scucatto, Miloca Bittencourt e outros que na dúvida não vou nomear. (Se alguém reconhecer outros foliões favor me avisar!).
   

Com o passar dos anos os carros tiveram seus designers modificados, as ruas ganharam outra dinâmica e por volta de 1960 os desfiles das escolas de samba e os bailes foram ganhando espaço. O corso ficou  na memória dos que viveram naquela época e nas fotos como estas. Há contudo um movimento de pessoas com o intuito de reativar o corso carnavalesco.



Corso carnavalesco pelo Brasil

5 comentários:

  1. Olá Lígia! Claro que eu lembro, mas, dos bailes do Operário. Era muito animado! Lembro-me com muita saudade do velho porteiro do clube, o “seu” Eulálio, que quando me via com cara de cão pidonho na porta me empurrava porta adentro e dizia: “- entre logo guri!” Quanto ao fim do 7, também lamento, mas, o que está faltando na verdade é alguém que se coloque à frente, já sabendo de todos os abacaxis que vai encontrar. A sede está lá – com um pouco de ajuda de todos, as coisas poderiam ser diferentes.
    Bjs
    Gilberto

    ResponderExcluir
  2. Oi Ligia
    Foram os melhores carnavais de minha vida,as marchinhas jamais serão esquecidas, agora a gente não grava nada do que cantam.Como a gente se preparava e esperava ansiosa o carnaval.Acho que o meu pai esta na foto do carro, bem atrás de chapéu.QUE SAUDADES!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Amiga

    Parabéms por mais esta postagem cheia de curiosidades e informações importantes para todos os admiradores de Morretes!
    Muito linda também a homenagem р sua mãe. Adorei vê-la no corso! Imagino que ela tenha sido uma foliã muito animada!
    Bom carnaval para todos vocês também!
    Beijos

    Leila

    ResponderExcluir
  4. Boa noite.
    Volto aki mais uma vez, Dona Ligia gostaria de saber se a senhora ainda possue documentos referentes ao hospital de morretes, tendo em vista que ainda continuo levando em frente o projeto de aprendizagem(TCC) em frente sobre o HMM.
    Segue meu e-mail
    erik_efp@hotmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá Lígia, você sempre surpreendendo. Quanta saudade. Mas, ainda bem que temos do que sentir saudade.

    Éric Hunzicker

    ResponderExcluir