quarta-feira, 16 de março de 2011

SOS Morretes

Nasci e passei a minha infância em Morretes. Subi em árvores, apanhei muita goiaba, carambola, jabuticaba e outras frutas que tinha no quintal da minha casa. Brinquei com minhas amigas, inclusive nos dias de enchente quando nos deliciávamos com a água da chuva. Aliás, não sabia nem o significado de calamidade pública! Tomei banho no rio Nhundiaquara, de águas cristalinas, romântico, belo e repetidamente cantado em prosa e verso, admirado, fotografado e reproduzido em telas tanto por turistas como por morretenses que não cansam de admirá-lo.

Rio Nhundiaquara
Foi com imensa tristeza que o vimos agora furioso, destruidor, assustador com suas águas barrentas, castigando tantos moradores da nossa cidade que ficaram sem casa, móveis, sem comida, água potável, sem roupa, sem vintém!!!

...depois da enchente

Ponte velha

...depois
 
Restaurantes

...depois

Ponte da igreja

...depois

Rio Marumbi

Restaurante Lubam invadido pelo Rio Marumbi

É muito grande o número de desabrigados, difícil calcular os prejuízos que atingiram agricultores, comerciantes, empresários, imensa a tragédia, e pequenos os recursos para a recuperação da cidade. Por isso não podemos medir esforços para ver Morretes brilhando novamente e morretenses felizes podendo recitar os versos de Gonçalves Dias:

Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá (...)


Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores (...)


Complexo Marumbi

7 comentários:

  1. Oi, Ligia, uma tristeza grande mesmo. Estou enviando donativos por intermédio da UFPR.
    Hà um posto de coleta na sede da Santos Andrade.
    Suzana

    ResponderExcluir
  2. Ligia
    Estou com voce na minha cabeça, claro que muito penalizada com esta tragedia do litoral, de Morretes, mas imagino teus sentimentos e da Eliane em relaçao a isso,que faz parte da vida de voces. Apesar de toda dor que a destruiçao causa, lembre que depois vem a revovaçao .Um beijo grande
    Vera

    ResponderExcluir
  3. Lamento muito a enchente em Morretes e suas consequências!
    Leila

    ResponderExcluir
  4. Ligia gostei muito do seu blog. Fiquei muito triste com a nossa cidade.
    Estive lá segunda.
    Bjs Egle Maria.

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal, bom dia!!
    Essa não foi a maior enchente de Morretes, mas, com certeza, foi a mais devastadora! Nunca vi tanta destruição na nossa querida Morretes.
    Mas, com a ajuda de todos, as coisas vão retomando a rotina.
    Abraços
    Foltran

    ResponderExcluir
  6. Espero que morretes se recupere logo,ela é importante para o turismo.
    abç Paulo

    ResponderExcluir
  7. Oi Ligia
    É com muita tristeza que vemos as paisagens lindas de nossa terra serem mudadas desse jeito. O estrago foi feito não podemos mudar a realidade, só nos resta agradecer a solidariedade de todos e aprender na medida do possível, ter atitudes que evitem mais devastação em nosso planeta terra.

    ResponderExcluir