quarta-feira, 8 de junho de 2011

Casa cinco irmãos

A inauguração de uma construção nova em Morretes é coisa a que poucos estão acostumados, porque nossa terra passou por um longo período estacionário, após ter sido ao tempo do Império uma das mais florescentes cidades do Paraná, para em seguida ser uma cidade histórica, cheia de tradições e sempre louvada por ser berço de homens ilustres nas letras e nas artes.

Hoje: Armazem do Sidney
Na época atual, felizmente Morretes retoma o ritmo do progresso e, assim sendo, muitas e a muitas inaugurações como esta, se Deus quiser, haveremos de assistir, para a grande satisfação dos filhos deste rincão, que ao menor acontecimento relacionado com sua vida econômica ou social, religiosa ou política se agitam jubilosos, ávidos de expansões de fraternidade e cooperação.
Esta inauguração é, portanto, um desses acontecimentos a que nos referimos, reunindo aqui neste novo estabelecimento comercial um grande número de Morretenses, que fizeram questão de, com sua presença, testemunhar aos proprietários sua admiração pela jornada que concluíram.
O amigo Benedito Antunes de Oliveira construiu este belo prédio e montou esta aprimorada loja, não com o dinheiro herdado de parentes ricos falecidos, nem com o resultado de negócios fáceis dos quais usufruíssem os tão em moda “lucros extraordinários”. Montou esta loja com o seu esforço pessoal, o seu desejo de vencer. Perseverança, tino, e ainda com a satisfação de dotar a nossa cidade de um estabelecimento moderno, apresentável em nossa principal artéria. Aliou-se a esses elementos a ajuda de D. Madalena Malucelli Antunes de Oliveira, que por ser forte soube repartir, nos momentos difíceis as suas obrigações de dona de casa, de mãe, e de esposa de comerciante, que é uma profissão bastante difícil, para os que sabem honrar os compromissos assumidos. Houve, por fim, o trabalho incansável por domingos e dias feriados, por madrugadas e noites, dos jovens filhos do casal.
Esta casa se chamará Cinco Irmãos, porque reúne a mocidade radiosa de cinco moços Morretenses. Rendemos, pois, nossas homenagens a Orleans, Orlete, Orley, Sidney e Osmar Antunes de Oliveira, fazendo ardentes votos para que todos gozem saúde e harmonia e continuem trabalhando com o mesmo entusiasmo, garantindo a prosperidade e a felicidade da firma e da família do nosso muito prezado amigo Benedito Antunes de Oliveira.

Tenho dito.


Discurso proferido durante a inauguração da
“Casa Cinco Irmãos”, de Benedito Antunes de Oliveira,
em junho de 1946

5 comentários:

  1. Boas lembranças.
    Bjs Egle Maria.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ligia
    Que legal ter por escrito e num museu o discurso deste evento,a inauguraçào
    de uma casa de comércio,e feito por seu pai,voce tem razão de ter orgulho.
    Parabens!
    Bjs
    Marisa

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ligia...

    Muito bom,
    abraços
    marina

    ResponderExcluir
  4. Que coisa bonita poder se lembrar de tempos que se foram e ainda estão na memória de alguns, como você. Bjs
    Rosina

    ResponderExcluir
  5. ...fiquei emocionada...ainda mais neste dia que comemoramos Dia dos Pais e meu QUERIDÃO esta ao meu lado sim, mas em energia espiritual...que linda homenagem DE BONA Obrigada pelas amáveis palavras,ler tudo isso me deixou ainda mais orgulhosa de ser filha do ORLETE,neta de BENEDITO e MAGDALENA,e sobrinha de ORLEANS,ORLEY,OSMAR e SIDNEY! FEliz DIA dos PAIS a todos Izabel Antunes de Oliveira Kummer

    ResponderExcluir