quarta-feira, 6 de julho de 2011

Comarca de Morretes

A elevação de Morretes à categoria de Comarca constituía um justo anseio do povo desta comuna, desde o tempo do saudoso Coronel Rômulo José Pereira, o grande vulto da história política e administrativa de nossa terra, cuja obra está reclamando a pena de um historiador para perpetuar-lhe o nome.
Posteriormente, na gestão do Major Luiz Brambilla também foram tomadas providências junto ao Governo Afonso Camargo. Obstáculos irremovíveis naqueles tempos impediram se alcançasse esse desiderato. Mas não esmoreceram os dirigentes que se seguiram.
O Prefeito Tenente Pacífico Frederico Zattar julgou ver realizada essa aspiração, ao principiar o ano de 1938, quando o Exmo. Sr. Dr. José Pacheco Júnior, Juiz de Direito, instalou a Comarca de Morretes, por força da então nova divisão judiciária do Estado, infelizmente modificada logo em seguida, continuando Morretes na inferior condição de termo. Desde então, os Morretenses voltaram à luta, a fim de conquistar a tão almejada independência judiciária.
De minha parte, orgulho-me de ter sido um cooperador, embora humilde, quer pelas colunas da imprensa que represento, quer como membro do partido político que incluiu esse anseio entre as reinvidicações do município, quando das campanhas eleitorais: as belas batalhas da democracia.
(...)
Agradeço não em nome das autoridades e dos poderes porque estão todos aqui condignamente representados, mas sim, em nome dos munícipes, representados por aqueles que têm seus assuntos por decidir, por aqueles que têm suas terras por legalizar, pelos que, por falta de recursos não puderam se locomover até a Comarca para tratar de seus assuntos. (...)
Desejo prestar, aqui, sincera homenagem ao Meritíssimo Juiz Dr. Luiz de Albuquerque Maranhão Junior pelo brilho com que preside esta solenidade.
(...)
Concluo esta simples oração com a crença de que o Município de Morretes, nesta nova fase, como Comarca, e revigorado como se acha pelas iniciativas públicas e particulares municipais e pelo apoio que lhe vem emprestando o Governo do Estado, marchará para um futuro grandioso, comparado aos seus áureos tempos do Império.
Tenho dito.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário