quarta-feira, 4 de maio de 2016

Carta para Theodoro II

continua...mais alguns trechos da carta de                                            Marcos para Theodoro

Morretes, 28 de julho de 1934.

Theodoro De Bona
Caro Theodoro.

Lemos com atenção as tuas considerações sobre a tua estada na Itália. De fato você tem sido um sacrificado pela tua arte, um verdadeiro apóstolo. Os sucessos de hoje são uma justa recompensa do teu esforço. Quando eu conto aqui para alguém que me interpela a teu respeito, que você nunca teve uma namorada, que viveu sempre afastado dos prazeres mundanos, que engarrafou cachaça em Curitiba para sustentar tua arte é que a tua figura torna-se mais digna de admiração. É interessante que neste meio pequeno que é Morretes há pessoas que têm a Europa como uma terra muito distante, lendária, e não raro fazem perguntas engraçadas como: você conhece esse teu irmão? ...Ele, quando vier aqui para o Brasil, não vem morar aqui em Morretes, não é?  E é assim.
Outros mais letrados, que têm o mundo nas mãos pelo rádio e telégrafo, já falam da tua estada aí como coisa natural. O fato é que todos desejam te rever, principalmente a velha Maria Buzzata que sempre recorda a tua alegria no casamento da Thereza com o falecido Antoninho. Diz que você tem uma voz como poucos.
(...)
Temos um jornal em Curitiba – O Correio do Paraná – dirigido pelo jornalista sírio Paulo Tacla, que é um monte de injúrias contra o atual regime. Lendo-o, você não voltaria mais ao Brasil. Mas a maior parte é despeito, porque ele ainda não foi convidado para um cargo rendoso. Se o fosse por certo calaria. Mesmo assim sempre diz verdades que calham na imaginação pública. Por exemplo, o subsídio do Presidente da República, que na República Velha era de 20 contos mensais, tendo sido pelo governo provisório reduzido para 10, foi agora na formação da Carta Constitucional aumentado novamente para 20. Esse foi um motivo para uma manchete sensacional do Correio e que teve a aprovação do povo em geral. 
(...)
Temos uma pracinha agora. O interventor Manoel Ribas está no propósito de montar aqui uma grande usina de açúcar, por conta do governo. Se isto acontecer será um grande passo. A nossa fábrica de papel, que há seis meses estava parada, entrou agora em franca atividade, tendo sido adquirida por uma firma do Rio. (...)
Marcos Luiz De Bona

A carta na integra pode ser lida no livro:
Tenho Dito: Morretes e Morretenses nos discursos de MLB

3 comentários:

  1. Bom dia Ligia, foi uma enorme satisfação ler a carta do teu tio e notícias sobre Morretes, nossa cidade da infancia, sinto saudades daqueles tempos em que as pessoas com quem íamos não estão mais em nossa companhia, este é um saudosismo sadio que nos vem sempre a mente, bj e um grande abraço a voce, Gildo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom...passam-se anos e a vida política de nosso país continua igual. Parabéns Ligia.
    Sinthia De Bona

    ResponderExcluir
  3. Ligia, sempre fico muito emocionada, em saber destas histórias do Tio Theodoro, que vida difícil vivendo do seu trabalho, um exemplo de homem do bem, quantas necessidades deve ter passado...
    Obrigada Ligia por postar trechos desta carta..
    Com todo o meu carinho...

    ResponderExcluir