sexta-feira, 15 de junho de 2018

Hinos cívicos

Durante a greve dos caminhoneiros ouvimos em inúmeras ocasiões o Hino Nacional Brasileiro e o Hino à Bandeira que antigamente, nas escolas, eram cantados antes ou durante as aulas. No currículo tínhamos as matérias Música/canto, Educação moral e cívica e sabíamos de cor estes e outros hinos brasileiros! Também ouvimos nossos hinos que invariavelmente nos emocionam, em eventos esportivos e sociais, porém para grande decepção nem todos os presentes conseguem acompanhar a cerimônia, pois desconhecem os seus versos!  Lembrei-me então da carta de *Francisco Manoel da Silva, que em 1838 escreveu ao imperador D. Pedro II, sobre a importância da música nas escolas e nas nossas vidas.

Leiam abaixo a carta de Francisco Manoel da Silva a D. PedroII

*Autor da letra do Hino Nacional Brasileiro




**Dedicatória
SENHOR,

    O desejo de ver a arte, a que me dediquei, elevada no meu paiz aquelle grau de consideração, que as nações ainda as mais incultas lhe tem atribuido, animou-me a publicar este Compendio de Musica, e a dedical-o  a V.M.I. para, se o julgar digno, servir de instrucção aos alumnos do Collegio, que V.M.I. honrou com Sua Protecção. Com a creação da cadeira de Musica do mesmo Imperial Collegio, V.M.I. tirou esta bella Arte do abandono, em que jazia desde 7 de abril de 1831: dando a mais solemne demonstração, de que tendo todo o mundo reconhecido a necessidade de cultival-la, não devia o Brasil por mais tempo ser privado de sua utilidade, e dos meios para o seu desenvolvimento.
    A musica, Senhor entre nós, foi até riscada da cathegoria das Bellas Artes, e praza ao Céo que a Protecção  de V.M.I. a faça resurgir mais bella do que nunca, do estado de anniquilação em que existe, collocando-a no lugar, que lhe a sido destinado pelo mundo inteiro.
    Digne-se portanto V.M.I. acceitar este pequeno tributo do mais desinteresado Patriotismo, e do mais decidido amor pelas Bellas Artes.

           Rio, 1 de Janeiro de 1838

                                            FRANCISCO MANUEL DA SILVA   

** Coleção Recortes de jornais de MLB


Um comentário:

  1. Bom Dia!
    Pois é, Lígia, o que estamos vendo hoje é o resultado da pregação incessante do vermelho em nossas crianças e jovens, nos últimos 16 anos.
    Uma vergonha a lavagem cerebral aplicada.
    Forte abraço.
    Éric.

    ResponderExcluir