quarta-feira, 4 de julho de 2018

O MODELO



Amanhã dia 5 de julho minha tia Orbella Bellinha Brambilla faria 98 anos! 
Falecida em 2014, aos 94 anos, tenho certeza, ela nunca imaginou que viveria tanto!
Sempre ligada as artes começou a desenhar e pintar muito cedo. Gostava de música e literatura e quando ia as compras não dispensava uma visita a Livraria Guignone e também uma parada numa casa de discos.

Quando estava inspirada gostava de escrever e entre seus rascunhos gostei do poema O MODELO, que transcrevo abaixo.



O Modelo


Vem, pose para mim...
O que preciso fazer?
nada...
ficar quieto.

Vem, peço-te...preciso de um modelo.
Sim, quero pintar um Cristo,
deitado... assim,  os braços abertos,
sem cruz, um pé sobre o outro...

Não consegue ficar quieto?
Não, não, prometo... não porei pregos.
Certo? Irá sentir coceiras?
Faz um pouco de sacrifício
Olhe fixo para o teto...
ou prefere posar de são Sebastião?
Não?...também prometo,
não porei lanças.
Não são lanças?...são flechas?
Também não?
e então?...
Um São Sebastião...assim...
apenas a feição...
os olhos voltados para o alto...


Orbella (Bellinha) Brambilla

Curitiba 1976

Telas do acervo de Orbella Brambilla

  



2 comentários:

  1. Adorei Ligia sua homenagem á tia Belinha, como chamávamos carinhosamente.Era uma pessoa espetacular, elegante, repleta de energia,espirito jovem e além do seu tempo.Saudades...

    ResponderExcluir
  2. Querida prima, Ligia.
    eu sempre admiro a tua capacidade de colocar no Blog do tio Marcos, essas postagem com pessoas lindas que convivemos, uma vida inteira, eu sempre tive um enorme carinho pela Belinha, uma pessoa de personalidade muito forte....
    eu e o Nazir por alguns anos yivemos a graça de conviver e os papos iam ate altas horas, recordações e mais recordações..

    quando íamos para Morretes eu gostava de fazer a comida e os doces que ela gostava... UMA DAS ULTIMAS LEMBRANÇAS FOI UM PATEL DE CAMARAO COM PALMITO, QUANDO TERMINAMOS O ALMOÇO ELA PEGOU O PRATO E DISSE ESSES PASTEI EU NAO VOU DAR PARA NINGUEM, VOU COMER DE NOITE....SAUDAES DE VC...

    ResponderExcluir