quarta-feira, 9 de junho de 2010

Theodoro De Bona, por Iracema De Bona Foltran

Auto retrato - 1945

No dia 11 de junho deste ano, o nosso inesquecível Theodoro De Bona completaria 106 anos. Foram 80 anos bem vividos, dedicados à arte, ao trabalho, à família, mas infelizmente numa triste tarde de primavera, no dia 20 de setembro de 1990, ele partiu, depois de 6 anos de uma fase difícil afastado da pintura que ele tanto amava, acometido por uma enfermidade; deixando assim uma grande lacuna em nossas vidas. Não temos palavras para expressar a falta que ele nos fez, o que nos conforta são as boas lembranças, seu carinho, sua bondade, sua arte, seu amor como pai e esposo, seu grande exemplo de vida, que ficarão gravados eternamente em nossos corações.
Ele foi o alicerce, juntamente com D. Argentina na construção de uma família sólida e estruturada (filhas, genros, netos). Agradecemos a Deus pelos anos felizes que desfrutamos de sua companhia. Ah! Quantas saudades... quem dera pudéssemos parar no tempo... Quanta alegria em ver os netos encaminhados e a bisneta maravilhosa Maria Antônia (filha de Fernando e Cassiara)!!! Mas, acreditamos, que no plano espiritual ele e D. Argentina estão felizes admirando os frutos crescidos germinados da boa semente que plantaram.





Achamos interessante, registrar aqui, algumas passagens de sua vida.


Em 1934, a rainha da Itália, desejando enriquecer a Imortal Galeria da Victoria, instituiu um concurso tendo como assunto um episódio da 1ª Grande Guerra. 2.480 concorreram, foram classificados para a prova final apenas 48 trabalhos. Entre eles o de Theodoro De Bona, que recebeu um prêmio de 2.000 liras e todas as despesas pagas para viagem e a reprodução do trabalho que permanece entre as obras da Galeria do Risorgimento: o quadro foi adquirido pelo município de Longarone, pois reproduziu a resistência da ponte de Vidor, em novembro de 1917.
Vários outros quadros figuram em museus italianos, entre eles, este “Paese sotto La neve”, adquirido pelo rei da Itália.

Óleo sobre tela : Paese sotto La neve









5 comentários:

  1. OI primas
    Este é um mês especial, que nos recorda muitas festas, pois assim como maio festejávamos os aniversários de nossas mães, em junho a festa eram deles, estávamos sempre reunidos para comemorarmos os aniversários de Theodoro e Antoninho. Parabéns para voce Ligia por ter a iniciativa de criar este espaço, onde podemos homenagear e mostrar a arte e o carinho do nosso inesquecível tio Theodoro.

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais conheço a arte de Theodoro De Bona, fico sempre encantada. Seus quadros são maravilhosos e seu talento era evidente.
    Seu acervo poderia ser mostrado mais.
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ficou ótimo o material. Vou fazer uma exposição em novembro e gostaria de fazer uma homenagem a alguns pintores que admiro. Vou apresentar um trabalho do Scliar autor de Rapoport junto aos meus. Você tem algo do De Bona no estilo da cidade italiana deste blog para eu mostrar?
    abcs HQ

    ResponderExcluir
  4. Valeu Ligia, mais uma vez PARABÉNS!
    Estou preparando uma matéria sobre a participação dos morretenses na Guerra do Paraguai. Aguarde.
    Saudações Morretenses
    Éric Hunzicker

    ResponderExcluir
  5. Deixo um grande beijo para a minha querida Iracema e à Gioconda pelo aniversário do seu pai, meu estimado e querido sogro, com quem tive o previlégio de conviver. Deixo meu abraço para a Zeila, Zelinda, Lígia e Eliane, filhos, netos, genros e noras pela lembrança que me trazem dos inesquecíveis Marquinhos e Antoninho, pessoas das quais valia a pena ser amigo. Um grande abraço para todos vocês.

    ResponderExcluir