domingo, 13 de junho de 2010

Centenário de Antônio De Bona, por seus netos

Jeanine, Antônio e Julio



Querido avô e padrinho Antoninho
Vô, certo dia um padre perguntou ao seu amigo:
-Qual é o maior dom que Deus nos deu?
O amigo então respondeu:
- O andar, o falar, se movimentar?
E o padre respondeu:
-A memória!! Você pode não falar, não andar, etc.. Mas na memória, podemos guardar todas as riquezas da nossa vida.
Vô, é por isso que agradeço a Deus por este dom. Poder guardar nossos momentos por mais simples que sejam.
As minhas lembranças me levam à infância, recordando com carinho o seu jeito de ao encontrar seus netos. Substituía um beijo por um aperto nas bochechas nos chamando de “cachorrinho”, expressando o seu imenso amor.
Dos almoços aos domingos, aonde a família se reunia e que cada um tinha uma tarefa. Matar e cozinhar a galinha, maionese batida à mão, o macarrão saindo do cilindro e você supervisionando tudo, para que a mesa sempre estivesse farta de alimentos e alegria de todos reunidos.
Gostava de jogar baralho com os amigos no paiol atrás da casa, mas a festa mesmo era nos intervalos. Com uma churrasqueira de tambor assava carne, ostras, etc.. Servindo a todos acompanhada com a pinguinha de Morretes.
A vó Adélia contava que quando estavam em Morretes você saía cedo para comprar o pão e só retornava na hora do almoço e sem o pão, pois parava em cada esquina e encontrava os parentes e amigos, e a risada rolava solta pela saudade, e assim colocavam o assunto em dia.
Ah! Como era gostoso de se ouvir!
Com o seu jipe azul carregava seus netos aos domingos ao passeio público. Enquanto brincávamos você sentado no banco com seu chapéu não tirava os olhos de nós.
Vô, tenho muitas saudades! Mas o que me orgulho de saber é que carrego sua semente que germinou o Saulo e a Thaís, pessoas especiais como você.
Todos nós somos seu maior tesouro, porque você também é o nosso.
Te amo, Karin.


Vô Antoninho,
Como escrever no diminutivo o meu herói?
Um homem de coração grande, consolador, generoso, vibrante, que fazia tremer tudo em volta, apaixonado pela vida, família, amigos, boa comida e bebida, um baralhinho,...meu avô, meu herói!
Aquele que eu via grande, invencível, que nos levava para lugares indescritíveis, de sonho, como domingos de sol e bichos no Passeio Público, todos os netos viajando na sua “nave” Jipe azul, sacolejando naquelas ruas de macadame, cheios de alegria, pipoca, gritos e correria pra todo lado, e ele atrás de nós arrancando os cabelos e aos berros de “catcharentos!!” (sei lá o que quer dizer!), e outras expressões impronunciáveis carregadas de algo parecido com italiano, até a hora que usava seus super poderes para arrebanhar todos, e levar-nos de volta, sãos, salvos e felizes.
Coisas guardadas na cápsula do tempo chamada coração, fortes, intensas, como o carinho daquelas mãos grandes e brutas, cabelos cheios dos caracóis cor de prata, olhos de um azul sem igual, que não existe nem na paleta de pintura do tio Theodoro, e ainda sinto o seu cheiro, seu calor, o arranhar da barba por fazer, os ecos daquele jeito alto, cheio de simplicidade e carinho de falar.
Lembranças e marcas que ele deixou, coisas do meu avô, que cheio de orgulho e carinho carrego comigo.
Julio




….Perdi meu avô, vô Antoninho, como era chamado lá em casa pela minha mãe, quando tinha 4 anos de idade (pelo menos me lembro tendo esta idade).
As poucas lembranças que tenho de meu avô são de carinho, alegria e energia!
Me lembro chegando nos fundos da casa dos meus avós, local que adorava, com aqueles degraus vermelhos que levavam para a cozinha e de onde minha vó descia para nos saudar.
O vô geralmente estava lá fora e vinha cheio de alegria, apertava minhas bochechas e dizia: “Cadê o cachorreto do vô!”
Depois disto me lembro das histórias que minha mãe contava: todas muito engraçadas, e podia criar imagens de meu avô em minha mente -- Ele se descabelando quando estava nervoso e xingando em italiano! Ele indo buscar coisas na horta dos fundos da casa para minha vó várias vezes enquanto minha vó cozinhava e pedia uma coisa por vez; “Antoninho, vá pegar uma cebolinha!”…”Antoninho, vá pegar salsinha”, etc… E como ele ficava arrancando os cabelos e dizendo para ela pedir TUDO DE UMA VEZ!
Lembro também das histórias sobre o vô colocar as crianças (Jeanine e Júlio) no trem, com este andando, para levá-los passear no Passeio Público, ou quando iam de jipe e as crianças ficavam brigando por tudo, algodão doce, pipoca e ele novamente “ficava arrancado os cabelos”!
Tenho tudo isto na memória e também as histórias emotivas de minha mãe, que contava como se sentiu amparada pelo meu avô, como se fosse uma filha, pois era órfa, nunca conheceu seu pai e tinha apenas 17 anos quando se casou com meu pai, Arnaldo, primogenito do vô Antoninho e vó Adélia.
Bem, é isto que me lembro, e é esta a impressão que guardo na memória: Um homem simples, de grande coração, que amava MUITO a família!....
Claudine Maria De Bona







Vejam também o filme de Antoninho reunido com sua família:



8 comentários:

  1. ESpetacular!
    HQ

    ResponderExcluir
  2. Parabens a familia por ter tantas lembranças para recordar.
    abraços Odaleia

    ResponderExcluir
  3. QUE LINDO O AMOR DOS NETOS PELO AVÔ!! ADOREI!!! QUASE NÃO TENHO TIDO TEMPO DE LER OS E-MAILS E NEM DE ESCREVER! CHEGUEI DE JP NA QUARTA E NO SÁBADO CHEGARAM DAVI E MATEUS E FICARAM COMIGO POIS OS PAIS VIAJARAM PARA NY. SENTI MUITO NÃO TER LHE ENCONTRADO QUANDO DA SUA VINDA A BRASÍLIA! FICA PARA A PRÓXIMA!! ACHO QUE EM JULHO VOU OUTRA VEZ A JP, POIS A MINHA MÃE TÁ PRECISANDO MUITO DE COMPANHIA! O FÍSICO TÁ ÓTIMO, MAS A CABEÇA PÉSSIMA!! E A SUA MÃE, COMO ESTÁ? DEPOIS DE AMANHÃ ESTOU INDO A PALMAS PARA O ANIVERSÁRIO DO MATEUS E VOLTO NA SEGUNDA. BEIJOS, WALKIRIA

    ResponderExcluir
  4. Parabéns à familia por ter tantas lembranças para recordar.
    Abraços
    Odaleia

    ResponderExcluir
  5. Ah meu avô!!! Queria tanto ter convivido com você. Quando vc se foi eu tinha pouco mais de 1 aninho. Mas durante toda a minha vida, ouvia falar de você tal qual meus primos o descreveram em seus depoimentos. Confesso que sempre senti um pouco de inveja...invejinha boa...Mesmo sem ter convivido com você, me orgulho de ser sua neta e de carregar um pouquinho desta boa vontade, carinho, animação, dedicação e principalmente bondade.
    de sua neta
    Sinthia

    ResponderExcluir
  6. É gratificante lembrar nesse filme o seu Antonio de Bona de saudosa memória que nos deixou saudades por ser um homem de ótima indole.
    Paulo Celso

    ResponderExcluir
  7. Ah, Seu Antoninho, quanta lembrança nos deixou....
    Que ser humano transparente, alegre e amigo. Que tinha características muito significativas. A sua autenticidade era tão visível que imediatamente fazia novos amigos. Me lembro, eu era jovem, e algumas vezes fomos passar ,( a minha família e seu Antoninho com a dª Adélia), com seu jipão azul, alguns dias na praia. Geralmente íamos para Matinhos. E, ele bem cedinho, saia e ia para andar na praia. Depois soubemos que não era bem andar que ele ia e sim negociar. Chegava, todo sorridente, com uma bacia de peixes. Ele fazia ESCAMBO: trocava peixe por ovos caipiras que levava aqui de Curitiba. Chegava todo gabola pelo negócio que tinha acabado de realizar. Ah, que saudade!
    Célia Escorsim
    14 de julho de 2010.

    ResponderExcluir
  8. Me emocionei com o comentário de minha cunhada Célia, pois era assim mesmo que viviamos sempre alegres e curtindo a vida como podíamos, e éramos felizes.
    Bons tempos...

    ResponderExcluir