quarta-feira, 30 de junho de 2010

Estrada de Barreiros





O texto abaixo foi transcrito do jornal Diário da Tarde, de 29 de setembro de 1930.


ESTRADA DE BARREIROS

Ontem, domingo, a prefeitura de Morretes inaugurou a estrada de rodagem Morretes-Barreiros. Esse importante trajeto que sulca parte interior do território morretense, ao lado de sua importância comercial tem a histórica que, convém relembrar, foi a primeira via de comunicação. Então simples picada por ali transitaram as primeiras levas desbravadoras da terra paranaense, e consequentemente fizeram-se por ali as primeiras tentativas de transporte de mercadorias que mais tarde acentuou-se, até alcançar períodos áureos de prosperidade e abundância.
Com o correr dos anos a pequena via de comunicação foi perdendo a sua importância, como escoadora comercial, devido a construção da estrada de ferro.
O prefeito Luiz Brambilla achou de suma conveniência, atendendo às necessidades do comércio local, tornar transitável esse valioso trecho que conduz ao porto fluvial do majestoso rio Nhundiaquara, onde existe um próspero povoado denominado Barreiros. Com recursos próprios construiu a aludida estrada, no que foram precisos alguns meses de trabalho incessante.
Ontem ao meio dia aproximadamente, procedeu-se a inauguração da estrada, com a presença do ilustre secretário do Interior e Justiça e Viação Sr. Dr. Ravello Junior, que representava S.Excia o Sr. Dr. Affonso Alves de Camargo, digno Presidente do Estado(...)
O cel. Luiz Brambilla acompanhado de camaristas e do secretário Aguilar Moraes foi ao encontro da comitiva oficial, que vinha em automóveis, pela estrada da Graciosa, na Granja Cary, situada no município de Porto de Cima. Em seguida os autos rumaram para a estrada Morretes-Barreiros, em cujo término encontrava-se uma grande multidão.
Todos os que estavam presentes àquela solenidade tiveram a ocasião de presenciar o desembarque de milhares de cachos de banana, cujo transporte era feito em auto-caminhões.(...)
Após a inauguração o enorme cortejo de automóveis voltou à cidade percorrendo as principais ruas. Em seguida foi oferecido à comitiva oficial, imprensa curitibana e demais convidados um opíparo almoço no Hotel Central.(...)
Após o almoço usou da palavra o Sr. Aguilar Moraes, o Sr. Rabello Junior, Cesar Alpendre e o Sr. Francisco Zicarelli Filho para isso encarregado pelos demais representantes de jornais ali presentes.(...)
Finalmente o Sr. Cel. Luiz Brambilla levantou o brinde de honra ao Sr. Affonso Camargo, Presidente do Estado, pelo que foi muito aplaudido.

2 comentários:

  1. É bom saber que sua família faz parte da História de Morretes, que seu avô participou da inauguração da estrada de Barreiros.
    abç.

    ResponderExcluir
  2. Ligia
    Parabéns, vc é uma pessoa querida e iluminada, que tenho o prazer de conviver e trabalhar a tantos anos.
    Felicidades, muita saúde, um grande abraço,
    Patricia

    ResponderExcluir